Neste final de semana (12 e 13 de dezembro) acontece a primeira edição da Jornada do Patrimônio, organizada pela Secretaria Municipal de Cultura e pelo Departamento do Patrimônio Histórico de São Paulo.
Mais de 80 imóveis públicos e privados abrirão as portas para as pessoas conhecerem melhor pontos que são importantes para a história e memória da cidade. A iniciativa é inspirada em uma tradição que já existe em cidades como Nova Iorque (EUA), Paris (França) e Lisboa (Portugal), que anualmente convidam o público a visitar suas construções e edifícios históricos.
Além da visitação gratuita, alguns locais promovem oficinas, palestras, roteiros, peças de teatro, entre outros, para informar e aproximar a população dos nossos bens culturais.

Com relevância arquitetônica e histórica, o Red Bull Station é um dos participantes da Jornada do Patrimônio paulistano. Construído em 1926 para abrigar a antiga subestação de energia Riachuelo, da empresa Light, o edifício foi tombado como patrimônio histórico pelo Conpresp em 2002. Após uma longa reforma e requalificação, a estação reabriu as portas em 2013 como Red Bull Station, um espaço com acesso gratuito e que integra diferentes expressões criativas.
Diversos estabelecimentos da região central que fazem parte da tradição cultural da cidade também participam da Jornada, como a Vila Itororó, o Teatro Oficina e o Edifício Martinelli, além de casarões antigos e locais pouco visitados pelo público. Para conferir a lista completa de locais e atividades acesse o site da Jornada do Patrimônio.

Funcionamos de terça a sexta, das 11h às 20h e aos sábados das 11h às 19h. A entrada é gratuita.