Data e horário

Terça, 11/04/2017

terça • 20H - 22H

Local

Auditório

Ingresso

Entrada gratuita. Capacidade 100 pessoas.

CANCELADO: Devido a um imprevisto pessoal, a curadora Angélica de Moraes não poderá ministrar a palestra “O valor da obra de arte” hoje. Em caso de nova data, avisaremos por aqui e por e-mail.

Neste encontro, a crítica de artes visuais e jornalista cultural Angélica de Moraes pretende historiar e analisar alguns fatos e mecanismos fundamentais na produção e recepção da arte produzida no Brasil em diálogo com o circuito de arte internacional desde 1990 até a atualidade. Serão apontados alguns fatores que contribuíram para o gradual deslocamento do gueto da “latino art” até se chegar à complexa percepção atual de diversidade de linguagens da arte nacional.

Sobre Angélica de Morais:

Crítica de artes visuais, jornalista cultural e curadora, Angélica de Morais é formada em Jornalismo pela PUC-RS (Porto Alegre) e cursou mestrado em Artes Visuais Teoria e Práxis (PUC-RS) e mestrado em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Radicada em São Paulo desde 1986, integrou a equipe do Caderno 2 do jornal O Estado de S. Paulo, onde escreveu sobre artes visuais por mais de uma década, realizando crítica do circuito nacional e de mostras internacionais (Kassel, Veneza, Yokohama, Tóquio, Madri, Nova York, Washington). A cobertura de eventos artísticos relevantes no exterior continua sendo uma de suas atividades, ao lado da curadoria independente. Integrou a equipe fundadora da revista bimestral de cultura Select, onde ocupou o cargo de editora de artes visuais (2011-2012). Colabora com diversas revistas, entre elas Arte!Brasileiros, CULT, Art Nexus (Colômbia) e Arte al Día (Argentina-EUA). Organizou exposições individuais e coletivas para Museu de Arte de São Paulo (Masp), Pinacoteca do Estado (SP), Paço das Artes (SP), Museu de Arte Moderna de São Paulo, Paço Imperial (Rio de Janeiro), Santander Cultural (Porto Alegre) e Fundação Iberê Camargo, entre outras. Curadora-coordenadora do primeiro Rumos Visuais Itaú Cultural (1999-2000). Organizou a edição e escreveu para o livro “Regina Silveira: Cartografias da Sombra” (Edusp/Fapesp, 1996). Tem texto no livro “Crítica de Arte no Brasil: Temáticas Contemporâneas” (Ed. Funarte, Rio, 2006), entre outros. Autora de “Alex Flemming” (Cosac & Naify,2012) e coautora de “O Valor da Obra de Arte” (Metalivros, SP, 2014).