Data e horário
Sábado, 15/10/2016
sábado • 10H - 22H
Local
Oficinas de eletrônica vestível e microscópio hacker, de hortas modulares, bicicletas e tendas de bambu, design de mobiliário, receitas veganas e de criação audiovisual estão na agenda do dia no FAZ.
Ao longo do dia, haverá ainda apresentação de projetos selecionados via convocatória aberta, ocupação dos ateliês com coletivos que co-construíram o FAZ — FabLabs, espaços de inovação e hacker — e programação gastronômica.
ATENÇÃO:
Inscrições das oficinas encerradas, vagas esgotadas.
::PROGRAMAÇÃO COMPLETA DE 15/OUT – 10H-22H
Apresentação de projetos
11h-11h30 – Horta de temperos (Camila Pereira de Camargo Schiabel)
11h45-12h15 – HyperSax : Saxofone extendido por meio de eletrônica (Gustavo Nishihara)
12h30-13h – midiGita (Artur Vasconcelos Cordeiro)
13h15-13h45 – Togotoy (Giulia Yosue Kawakami Pereira, Vitor Yamashita Akamine )
14h-14h30 – LCLE – Hardware Livre para WetLabs (Bruno Rafael Arico, Eduardo Padilha Antonio e Rita Wu)
14h45-15h15 – COBeer (Wagner Lucio)
15h30-16h – Hackaton Paulista -Mobiliários Urbanos Portáteis (Maria Augusta Bueno)
16h15-16h45 – Recicladora de Filamentos 3D de Mesa (Francisco Martins Carabetta)
17h-17h30 – ILUME – Instalação Open Source (Igor Abreu)
17h45-18h15 – Microduíno – Everyone is an Inventor (Gustavo Chien)
18h30-19h – Hornero Migratório (Francisco Lapetina)
Programação gastronômica – 12h às 20h
Food bikes de sanduíche de pernil, wraps, bruschettas e sanduíche de cookies — veja detalhes aqui.
Oficinas (vagas esgotadas)
Bordando com LilyPad – 10h às 12h
Duração: 2h | Participantes: 8 | Ministrada por: Lina Lopes | Pré-requisitos: Curiosidade.
Sinopse: Dedicado à etapa de programação, este encontro utiliza o Lilypad (Arduíno para projetos vestíveis) acoplando sensores (acelerômetro, luz, etc), para construir uma roupa digital e interativa.
Acessórios urbanos com laser – 10h às 13h
Duração: 4h | Participantes: 10 | Ministrada por: Carolina Cardoso
Pré-requisitos: Levar notebook (windows ou mac) // Levar materiais que deseja reciclar.
Sinopse: Acessórios com processo de corte a laser.
Oficina de uso da Gogo Board em projetos de robótica pedagógica – 10h às 13h
Duração: 4h | Participantes: 10 | Ministrada por: Gilson Domingues e Pietro Teruya
Pré-requisitos: Preferencialmente educadores // Conhecimentos básicos de informática (Windows).
Sinopse: Gogo Board é uma interface livre, de baixo custo, para a prática de robótica no ensino fundamental, médio e superior. A Gogo é mais do que um dispositivo eletrônico, é uma poderosa ferramenta de ensino que materializa os ideais de liberdade e criatividade na robótica educacional.
Audiovisual mão na massa – 10h às 13h
Duração: 3h | Participantes: 6 | Ministrada por: Thiago Stefanin
Pré-requisitos: Interesse em arte, criação audiovisual, experimentação de arte e tecnologia, trabalhos compartilhados.
Sinopse: Produção audiovisual mão na massa, da organização das equipes à criação do roteiro até finalização da edição digital. A oficina pretende demonstrar na prática o uso das tecnologias audiovisuais para práticas de criação, implementação e colaboração de projetos educacionais, científicos, artísticos e investigativos que envolvem o uso do vídeo como registro. A oficina irá desenvolver um registro do festival.
Kit educacional Maker RUTE – 10h às 13h
Duração: 3h | Participantes: 10 | Ministrada por: Josemar
Sinopse: Os participantes terão a oportunidade de montar com eletrônica simples o seu próprio kit maker educacional: o RUTE.
Tendas de bambu – 10h às 13h
Duração: 2h | Participantes: 20 | Ministrada por: Lucas Ezias de Abreu (LABambu)
Sinopse: Os participantes aprenderão a construir uma tenda geodésica de bambu, que pode ser usada como um bicicletário, casinha de bonecas, barraca de feiras, etc. O objetivo da oficina é erguer um pequeno domo geodésico de 2m de altura e 4m de diâmetro, utilizando apenas materiais descartados e sobras da oficina, a fim de dar um novo significado ao que consideramos lixo.
Gadget para carro – 10h às 13h
Duração: 3h | Participantes: 10 | Ministrada por: Isvor FabLab
Sinopse: Oficina exploratória para desenvolvimento de gadgets para apoio dentro do carro. Através da metodologia do Design Thinking, o participante vai percorrer todas as etapas para desenvolvimento do projeto até sua prototipação.
Sex Hacking – Faça seu próprio anel vibratório – 10h às 13h
Duração: 3h30 | Participantes: 10 | Ministrada por: Lucia Nobuyasu e Rita Wu
Pré-requisitos: Interesse por sexo e tecnologia.
Sinopse: O workshop consiste na aproximação entre sexo e tecnologia, com o objetivo de criar um dispositivo wearable para o prazer.
Fliper Maker – 10h às 19h30 (intervalo de 1h//almoço + dois intervalos de 10 e 20 min)
Duração: 8h | Participantes: 8 | Ministrada por: Vitor Fernandes
Pré-requisitos: Possuir conhecimentos básicos de marcenaria e soldagem.
Sinopse: Em quatro encontros de duas horas cada — “Configurar o PC e desenhar o fliperama”; “Corte e montagem das primeiras peças”; “Solda e montagem pt.1”; “Solda e montagem pt.2” –, os participantes construirão réplicas de fliperamas antigos, porém com computador interno no lugar das antigas placas de arcade. A ideia é utilizar os mesmo materiais de antigamente. O aprendizado aborda marcenaria, planejamento, eletrônica básica e os jogos.
Workshop de sonoridades – 11h às 17h
Duração: 4h | Participantes: 10 | Ministrada por: Equipe do Red Bull Studio São Paulo
Sinopse: O workshop de sonoridades vai explorar a introdução a gravação, captura de instrumentos e microfonação dentro do estúdio. Teremos também a presença de Arthur Joly contando um pouco sobre sua paixão por sintetizadores analógicos e sobre o processo de construção do JolyMod III, o maior sintetizador modular da América Latina.
Montagem de placa Learn Shield para Arduíno – 13h30 às 17h30
Duração: 4h | Participantes: 20 | Ministrada por: Gilson Domingues e Pietro Teruya
Pré-requisitos: Ter capacidade de concentração em trabalhos manuais e delicados.
Sinopse: Montagem de placa Learn Shield, que ajuda iniciantes a aprender a usar a Arduíno. É open source e sua montagem pode ser feita pelos próprios alunos para o desenvolvimento de projetos e experiências rápidas. Lúdica, pode ser usada para fazer brinquedos como pequenos robôs ou outros dispositivos interativos.
Bancos e banquetas – 13h30 às 17h30
Duração: 4h | Participantes: 16 | Ministrada por: Equipe oficinalab
Sinopse: Baseado em projeto do livro “Mobilier Puzzle”, de Jean-Pierre Levasseur/Gerard Planchenault/Guy Schneegans, o curso utiliza chapas de compensado que se transformam em bancos e banquetas seguindo uma lógica que se transporta para diversas peças de mobiliário. O aluno poderá praticar o exercício em um banco/banqueta que ele levará pra casa com alguns cortes previamente executados em CNC.
Horta modular – Cultivar (en)caixa – 13h30 às 17h30
Duração: 4h | Participantes: 10 | Ministrada por: Joici Ohashi, Fernanda Tosta e equipe
Sinopse: O curso tem como objetivo discutir soluções de objetos para espaços pequenos e que utilizam materiais de fácil acesso. Nesta oficina, será construído um sistema modular para plantio de ervas e temperos utilizando compensado em sistema de montagem simples com parafusos e encaixes.
Robô Coboot – 13h30 às 17h30
Duração: 4h | Participantes: 10 | Ministrada por: Roberto Stelzer
Sinopse: Construção de uma toy-art com processo de corte a laser.
Oficina de estêncil em roupas – 13h30 às 17h30
Duração: 4h | Participantes: 10 | Ministrada por: DekWilde
Pré-requisitos: Ter capacidade de concentração em trabalhos manuais e delicados.
Sinopse: O estêncil é uma das técnicas de estamparias mais antigas em que um desenho ou ilustração é delineada por corte ou perfuração em papel, acetato, metal ou em outros materiais. Na oficina, os participantes aprenderão a fabricar seu próprio estêncil, que pode ser usado para imprimir imagens sobre um sem-fim de superfícies, do cimento ao tecido de uma roupa.
Scanner 3D Ciclop – 13h30 às 17h30
Duração: 4h | Participantes: 20 | Ministrada por: Cláudio “Patola” Sampaio (MakerLinux S/A)
Pré-requisitos: Conhecimento básico de física, programação e Arduíno.
Sinopse: O Scanner 3D Ciclop é um scanner 3D de mesa de baixíssimo custo e boa resolução. Os participantes irão aprender como construí-lo, calibrá-lo e usá-lo.
Oficina de criação musical e audiovisual coletiva (pt. 1) Hornero Migratorio – 15h às 18h
Duração: 3h | Participantes: 10 | Ministrada por: Francisco Lapetina, Miguel Grompone e Fernando Rodriguez
Sinopse: A oficina será feita em dois dias. O primeiro será dedicado à exploração musical e audiovisual e o segundo será de pós-produção do material captado no primeiro dia, para encerrar com um video de 1 minuto. O Hornero Migratório é um dispositivo de criação e troca de música, sons e audiovisual. Um laboratório-oficina de som e exploração visual onde de forma intensiva coloca-se em prática uma mecânica de criação – produção, resultando em um tema musical e seu respectivo audiovisual. O objetivo é estimular a criatividade e sensibilizar o sonoro-musical de cada participante.
Pop-ups iluminados – 18h às 20h
Duração: 1h | Participantes: 20 | Ministrada por: Lina Lopes | Pré-requisitos: Curiosidade.
Sinopse: Criação de mecanismos de papel em conjunto com LEDs em miniatura e adesivo de cobre. Os participantes utilizarão as técnicas de corte e dobras de papel para criar diferentes projetos com luz e sombra.
Oficina de carimbos – 18h às 20h
Duração: 2h | Participantes: 20 | Ministrada por: Roberto Stelzer
Sinopse: Como construir carimbos com processos de fabricação digital.
Como projetar bicicletas de bambu personalizadas – 18h às 20h
Duração: 2h | Participantes: 10 | Ministrada por: Edison Cabeza (LABambu)
Pré-requisitos: Possuir conhecimentos básicos de informática.
Sinopse: Os participantes aprenderão conceitos básicos de geometria e ergonomia para a projetação de bicicletas a partir do software bike cad (versão online) onde serão aplicados os conhecimentos para desenhar uma bicicleta adaptada às medidas do usuário.
Fábrica de forminhas – 18h às 20h
Duração: 3h | Participantes: 20 | Ministrada por: Tauan Tacchini Bernardo
Pré-requisitos: Levar notebook (Windows ou Mac)
Sinopse: Os participantes aprenderão a criar o próprio mini vacuum forming, e depois montarão um molde personalizado que poderá ser usado para criar os mais diversos objetos, de bombons a vasos.
Oficina de Jogos Locativos – 18h às 20h
Duração: 2h | Participantes: 10 | Ministrada por: DekWilde
Sinopse: Os jogos móveis locativos (JML), também chamados de “pervasive games”, aliam tecnologias digitais móveis e sistemas de geolocalização, criando interfaces entre os espaços eletrônico e físico para fins de jogo. Trata-se de uma expressão urbana da cibercultura, mesclando cultura dos games, arte eletrônica, ação urbana, tecnologias móveis e localização. Os JML são um exemplo de uso das “mídias locativas”, revelando a atual fase da computação ubíqua, da mobilidade e da hiperlocalização. Essa nova fase caracteriza-se como a da “espacialização” da Internet e pode ser compreendida, no caso dos JML, como produção social pelo uso e apropriação lúdica e temporária do espaço urbano.
Receitas veganas com alimentos que seriam descartados – 18h30 às 19h30
Duração: 1h | Participantes: 8 | Ministrada por: Tatiana Szeles
Sinopse: A ideia é mostrar três receitas veganas feitas com partes de alimentos que seriam descartadas – como a casca, por exemplo – e, ao mesmo tempo, promover uma conversa sobre o funcionamento da cozinha do Station. Receitas que serão trabalhadas: chutney de melancia (usando a parte branca da fruta), iogurte de coco e chia com doce de casca de banana e licor Limoncello (usando a casca do limão siciliano).
+ SEXTA: GUTO LACAZ E APRESENTAÇÃO DE LUDOTECNIA, DE JORGE CROWE (ARG)
+ DOMINGO: OFICINAS, OCUPAÇÃO DE FABLABS, MOSTRA E COMIDINHAS