Após um período de recesso, reabrimos nesta terça-feira (31) as portas, com duas exposições em cartaz (a abertura oficial delas é no sábado, dia 4), novo cardápio na Cafeteria, além de — como sempre — wi-fi e espaços de convívio e leitura pelo prédio, uma pequena biblioteca e a vista panorâmica da praça da Bandeira e do centro da cidade a partir da laje.
Na Galeria Principal, a instalação “Construção de Valores”, de André Komatsu, apresenta um conjunto de mais de 700 mil cópias, entre imagens e verbetes de dicionário, empilhadas em 62 torres rigorosamente organizadas no espaço. As imagens foram extraídas de meios de comunicação, e dentre os verbetes se encontram palavras como ordem, poder, estrutura, sistema, território e estado. Ligados ao redor das pilhas, ventiladores desestabilizam as torres, rearticulando imagens e verbetes em novos conjuntos, nos convocando a refletir sobre as estruturas que moldam a sociedade e a intensidade das dinâmicas que operam no intervalo entre projeto e realidade.
Já “Aceita?”, exposição que ocupa a Galeria Transitória, no 2º andar do prédio, é uma série de fotos exibida na íntegra pela primeira vez, de autoria do paulistano Moisés Patrício. A ideia desta coleção, que teve início em 2013, é acompanhar e refletir sobre o trânsito social do artista, negro e morador da periferia, pela cidade de São Paulo. As imagens têm a mão aberta de Patrício — adepto do candomblé — como oferenda principal, sempre relacionada a frases que Patrício ouve ou a objetos que encontra em seu trajeto pela cidade.
Ambos os trabalhos já podem ser conferidos por aqui, mas a abertura oficial é no sábado, a partir das 14h, com performance de Patrício ao longo do dia e uma apresentação do bloco afro feminino Ilú Obá de Min às 17h30. Tudo, como sempre, gratuito.
Na próxima semana (7), o Auditório vai receber uma palestra sobre música nos tempos atuais com dois artistas prolíficos que vão repassar um pouco da sua trajetória por aqui: o pianista Benjamim Taubkin e o compositor Mauricio Pereira.
Também na próxima semana, no sábado dia 11, a UP[W]IT (organização que estimula o protagonismo feminino na área de tecnologia) realiza por aqui um encontro para debater cidade e diversidade de gênero. O evento é fechado para inscritos, saiba mais.
Já no dia 18, o Sófálá retorna juntando, mais uma vez, batalha de MCs e slam de poesia. Além das disputas, vai rolar apresentação da dupla feminina As Lavadeiras, que mistura rap e cultura popular, DJ Gilmar (SNJ), além de lançamento de livros de poesia.
Encerrando o mês, o Cine Performa vai trazer quatro mini documentários sobre música, parte da série “The Note” (foto acima), parceria da Red Bull Music Academy com a Red Bull TV. Os filmes mostram momentos e personagens que mudaram a história da música: tem Eddie Palmieri com o álbum “Harlem River Drive”, tem filme sobre a colaboração entre engenheiros e artistas pelo E.A.T., entre outras coisas. A noite é encerrada com performance de Craca e Dani Nega, que mostram seu mais recente álbum, “Dispositivo Tralha”.
Funcionamos de terça a sexta, entre 11h e 20h, e aos sábados, das 11h às 19h. Nossa Cafeteria também traz um cardápio novo, com opções de almoço (já tem até receita online do risoto de parmesão com ragu de linguiça do menu) para diversos gostos, além de comidinhas para um lanche da tarde ou happy hour. Vem pro centro visitar a gente.