Outros

9ª Residência Artística: Studio Visit com Federico Baeza

16dez

por Red Bull

O argentino Federico Baeza é curador e pesquisador de arte contemporânea. A convite da curadora Paula Borghi, ele visitou os ateliês e conversou com os seis residentes: Amanda Mei, André Feliciano, Arthur Arnold, Daniel Lie, Gustavo Torres e Ricardo Reis. Nesses encontros, Baeza conheceu a fundo o trabalho de cada um e expôs seu ponto de vista, com o objetivo de contribuir para suas pesquisas e seus caminhos artísticos.

No vídeo ele conta um pouco como foi o studio visit:

 

 

Baeza Licenciado em artes e doutor em História e Teoria das Artes pela Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de Buenos Aires. Seu tema de pesquisa para o doutorado centrou-se nas estratégias da arte contemporânea na Argentina para questionar as práticas estéticas da vida cotidiana. A investigação desdobrou-se em três frentes: os intercâmbios da oralidade (a conversação, a memória, a narração da própria vida); o uso dos objetos como desvio de sua funcionalidade e o espaço urbano como esfera praticada além de sua planificação.

O artista também desenvolveu pesquisas no Centro de Estudios y Documentación del MACBA (Barcelona) com o acervo da instituição sobre os artistas conceituais argentinos. É diretor de extensão universitária e professor adjunto de Crítica de Arte da IUNA. É coautor de três livros sobre artes cênicas e visuais, publica artigos sobre arte contemporânea e semiótica em revistas especializadas, escreve em catálogos de artistas e participa de congressos e encontros internacionais. Desenvolve pesquisas e guias para o Canal Encuentro sobre arte contemporânea. Também têm desempenhado um papel no campo da gestão das artes desenvolvendo curadorias e ciclos de palestras.