Proporcionar o incentivo para diferentes pessoas produzirem em ambiente coletivo beats, usando a plataforma que for, a partir de um mesmo disco. Este é o objetivo do Beat Brasilis, projeto que surgiu em 2014 e que no sábado (24) ganha edição especial dedicada às mulheres no Red Bull Station. O evento será o primeiro de quatro encontros que acontecerão no prédio durante 2018.
Comandadas pela co-fundadora da loja de discos Casa Brasilis Rafa Jazz, as participantes deverão escolher uma faixa ou disco para samplearem durante todo o evento, criando espaço e oportunidade para evoluir, lapidar e divulgar seu trabalho. A atividade começa às 13h e as beatmakers devem chegar cedo e levar seu equipamento de produção, além de fone com adaptador p10. Serão vinte vagas a serem preenchidas por ordem de chegada.
Hoje, o encontro recebe diversas pessoas, entre DJs e produtores, cada um usando seu equipamento de preferência. “Nos encontramos todas as quartas e os primeiros beatmakers a chegar escolhem o disco do dia”, explica Rafa Jazz, que organiza o projeto ao lado do DJ NGS. “Todos têm 7 minutos para samplear alguma parte do disco, depois basta sentar-se em uma das mesas e fazer sua produção. No final, todos apresentam o beat e o disco escolhido é sorteado entre os participantes.”
Durante o encontro no Red Bull Station, o disco sampleado será de um artista que estará presente no evento. “Não podemos falar quem é porque o disco é sempre surpresa”, diz Rafa. Outro diferencial da edição é que, pela segunda vez na história do Beat Brasilis, apenas mulheres produtoras, DJ’s e beatmakers participarão da criações dos beats. As apresentações finais começam às 19h.
O projeto Beat Brasilis surgiu há quatro anos a partir de um encontro despretensioso entre os DJs NGS, Marco e Cabes, que se reuniram na Casa Brasilis para compartilhar informações de uso de MPC 1000, groovebox usada por alguns participantes. “Foi escolhido um disco na loja que todos samplearam e cada um produziu o seu beat”, lembra Rafa Jazz.
Empolgados com o resultado, NGS e Marco resolveram se encontrar novamente na semana seguinte para produzir beats com algum disco em comum. “Dessa vez já foram chamados mais alguns DJs e produtores que tinham a MPC e queriam saber mais sobre o uso da máquina. Depois disso nunca mais paramos de nos encontrar para fazer beats”, comemora Rafa. Desde então, o Beat Brasilis já realizou 163 edições, nas quais foram produzidos mais de 2200 beats – todos disponíveis para audição em soundcloud.com/beatbrasilis.
BEAT BRASILIS ESPECIAL MULHERES
DATA E HORÁRIO
Sábado (24/03) das 13h às 21h
LOCAL
Galeria Principal
INGRESSO
Entrada gratuita. As inscrições para o público que deseja acompanhar e assistir ao encontro também serão feitas na hora. Vagas limitadas.