O Red Bull Studios é um projeto internacional presente em 12 cidades do mundo. Em São Paulo, o Red Bull Studios se coloca como um espaço de experimentação e produção musical para artistas. Com altíssimo padrão técnico, o estúdio é reservado para talentos excepcionais de estilos diversos, independente de sua abrangência ou tempo de carreira.
No coração de São Paulo, entre as avenidas 9 de Julho e 23 de Maio, encontra-se um espaço que inspira, conecta e transforma pessoas, abastecendo a cidade com energia criativa. Este é o Red Bull Station: cinco andares onde se misturam diferentes expressões, com foco em projetos que envolvem música, arte multimídia e "urban thinking".
Ao todo, 50 projetos criativos e transformadores de diferentes lugares do Brasil vão ocupar a região no domingo (2). Na rua em frente ao Red Bull Station um palco-móvel será um dos destaques, trazendo a cantora, bailarina e compositora da Guiné, Fanta Konate, para abrir a programação, seguida pelos Batuqueiros do Silêncio, grupo de percussão formado por pessoas com deficiência auditiva, que se apresentarão junto aos bailarinos do Instituto Movimentarte.
Também haverá dança com o grupo Gumboot Dance Brasil, que vai apresentar o espetáculo Yebo, e uma aula de funk e hip-hop com os cariocas do Favela em Dança. Uma edição especial do Sófálá: Slam de Poesia, que acontece mensalmente no Red Bull Station com apresentação de Emerson Alcalde e participação do DJ Erick Jay e diversos poetas, também está programado.
Para encerrar, um show da cantora e compositora Lei Di Dai, rainha do dancehall e idealizadora do projeto Gueto pro Gueto – Sistema de Som, com participações especiais de Slim Rimografia e Lurdez da Luz. A mestre de cerimônias do palco será Raquel, do grupo As Bahias e a Cozinha Mineira.
Giovanna Casimiro e Lina Lopes durante a residência de 2016 do Basement
Nesta segunda-feira (19) anunciamos os selecionados para a terceira residência do Red Bull Basement. Com inscrições iniciadas em abril, o intuito era o de encontrar cinco projetos ainda em fase inicial para desenvolver soluções urbanas por meio de tecnologia. A residência acontecerá de julho a setembro aqui no Red Bull Station.
Foram selecionados protótipos das mais diversas áreas. A lista é formada por: Cristthian Marafigo e Alisson de Jesus com o projeto Micro Aerogerador; Marina de Freitas, Leonardo Sehn e Jan Luc Tavares com o projeto Tecnologia Cidadã por Meio de Estações Metereológicas Modulares; Meyrele Nascimento e Ana Carolina da Hora com o projeto Flux – Sistema para Ciclistas; Saulo Jacques com o ClimoBike; Rainer Grasmann com a Horta Vertical Automatizada. Como suplentes, foram selecionados: Renan Serrano, com o projeto Recicladora Têxtil Portátil, e Gabriel Cocenza e Rafael Lima, com o projeto Zumé.
Os residentes terão à sua disposição um makerspace com equipamentos para prototipagem dos projetos, que deverão ser apresentados ao final da residência, além de uma agenda paralela com palestras e workshops sobre diversos temas. Quando prontos, os projetos desenvolvidos farão parte de uma plataforma compartilhada.
Para acompanhar e ajudar no desenvolvimento dos projetos eles contarão com a experiência de cinco mentores de diferentes áreas e com ampla experiência em inovação. São eles: Andrei Speridião (design e tecnologia), Gabriela Augustini (empreendedorismo), Mauricio Jabur (hardware), Thiago Avancini (criatividade e tecnologia) e Wesley Lee (design). Também participarão do processo mentores convidados e um monitor em residência, que auxiliará em questões práticas cotidianas no laboratório maker.
SELECIONADOS DA 3ª RESIDÊNCIA DO RED BULL BASEMENT
Cristthian Marafigo Arpino e Alisson Claudino de Jesus (Porto Alegre/RS) Projeto: Micro Aerogerador Descrição: Trata-se de um sistema eletromecânico, cuja energia cinética do vento, ao atravessar a hélice de uma turbina eólica, é transformada em energia mecânica no eixo do rotor, que por sua vez é transformada em energia elétrica. Esta energia pode ser utilizada imediatamente ou armazenada em baterias.
Marina de Freitas, Leonardo SehneJan Luc Tavares (Porto Alegre/RS)
Projeto: Tecnologia Cidadã por Meio de Estações Metereológicas Modulares Descrição: Promoção da ciência cidadã no ambiente urbano através do monitoramento ambiental por meio do estímulo à implementação de estações meteorológicas modulares de código aberto e de baixo custo.
Meyrele Nascimento eAna Carolina da Hora (Rio de Janeiro/RJ) Projeto: Flux – Sistema para Ciclistas Descrição: Criação de um sistema de sinalização e funcionalidades para facilitar a vida dos ciclistas e aumentar a sua segurança nas ruas.
Saulo Jacques(Mesquita/RJ) Projeto: ClimoBike Descrição: Central portátil de monitoramento das condições climáticas e da qualidade do ar que se adapta a bicicletas urbanas para geração de dados abertos georreferenciados.
Rainer Grasmann (São Paulo/SP) Projeto: Horta Vertical Automatizada Descrição: Desenvolver e construir um sistema de horta com irrigação automatizada que utilize biofertilizante de compostagem doméstica para nutrir o plantio de alimentos em pequenos espaços urbanos.
SUPLENTES
Renan Serrano (São Paulo/SP) Projeto: Recicladora Têxtil Portátil Descrição: Reciclagem de qualquer resíduo têxtil em pequena escala por meio de máquinas open-source de construção simples e barata.
Gabriel Cocenza e Rafael Lima (Sorocaba/SP)
Projeto: Zumé Descrição: Tecnologia e segurança alimentar ao alcance de todos por meio de um sistema de irrigação portátil para planejamento de cultivo a baixo custo.
Entre as atrações que rolam aqui no prédio, além da exposição Racionais MC’s: 3 décadas de história, as conversas com Grandmaster Raphael e com os próprios Racionais MC’s, a sample masterclass com KL Jay e a instalação “Kaoss Etudes”, de Nate Boyce, ainda teremos, ocupando um dos ateliers do segundo piso, uma mini-exposição do projeto audiovisual BRZL WAVE, idealizado pelo coletivo NVVE MVE.
NVVE MVE (lê-se Nave Mãe) é um coletivo composto por quatro jovens artistas audiovisuais: Gabriel “KOI”, Caique C13-POI, Daniel “Dannyhell” e Giovanne “finadojamal”, cujo trabalho é inspirado por uma estética glitch contemporânea e referências que vão do cinema experimental ao VHS e à cultura pop dos anos 1980.
Na exposição, os quatro artistas apresentarão trabalhos de seu projeto “BRZL WAVE”, realizados durante a permanência no Red Bull Station entre março e junho, período no qual desenvolveram a identidade visual do Red Bull Music Academy Festival São Paulo.