Red Bull Amaphiko Festival: shows, oficinas, debates e mostras

O Red Bull Station e seu entorno, no centro de São Paulo, recebem no dia 2 de julho, das 11h às 21h, o Red Bull Amaphiko Festival, com shows e intervenções, painéis, feira de projetos e oficinas. O evento gratuito marcará o encerramento do Red Bull Amaphiko Academy, que, a partir desta sexta (23), vai reunir durante dez dias 15 inovadores sociais para uma imersão.

Ao todo, 50 projetos criativos e transformadores de diferentes lugares do Brasil vão ocupar a região no domingo (2). Na rua em frente ao Red Bull Station um palco-móvel será um dos destaques, trazendo a cantora, bailarina e compositora da Guiné, Fanta Konate, para abrir a programação, seguida pelos Batuqueiros do Silêncio, grupo de percussão formado por pessoas com deficiência auditiva, que se apresentarão junto aos bailarinos do Instituto Movimentarte.

Também haverá dança com o grupo Gumboot Dance Brasil, que vai apresentar o espetáculo Yebo, e uma aula de funk e hip-hop com os cariocas do Favela em Dança. Uma edição especial do Sófálá: Slam de Poesia, que acontece mensalmente no Red Bull Station com apresentação de Emerson Alcalde e participação do DJ Erick Jay e diversos poetas, também está programado.

Para encerrar, um show da cantora e compositora Lei Di Dai, rainha do dancehall e idealizadora do projeto Gueto pro Gueto – Sistema de Som, com participações especiais de Slim Rimografia e Lurdez da Luz. A mestre de cerimônias do palco será Raquel, do grupo As Bahias e a Cozinha Mineira.

Red Bull Basement: conheça os selecionados para a 3ª residência

Giovanna Casimiro e Lina Lopes durante a residência de 2016 do Basement
Giovanna Casimiro e Lina Lopes durante a residência de 2016 do Basement

Nesta segunda-feira (19) anunciamos os selecionados para a terceira residência do Red Bull Basement. Com inscrições iniciadas em abril, o intuito era o de encontrar cinco projetos ainda em fase inicial para desenvolver soluções urbanas por meio de tecnologia. A residência acontecerá de julho a setembro aqui no Red Bull Station.

Foram selecionados protótipos das mais diversas áreas. A lista é formada por: Cristthian Marafigo e Alisson de Jesus com o projeto Micro AerogeradorMarina de Freitas, Leonardo Sehn e Jan Luc Tavares com o projeto Tecnologia Cidadã por Meio de Estações Metereológicas Modulares; Meyrele Nascimento e Ana Carolina da Hora com o projeto Flux – Sistema para Ciclistas; Saulo Jacques com o ClimoBike; Rainer Grasmann com a Horta Vertical Automatizada. Como suplentes, foram selecionados: Renan Serrano, com o projeto Recicladora Têxtil Portátil, e Gabriel Cocenza e Rafael Lima, com o projeto Zumé.

Os residentes terão à sua disposição um makerspace com equipamentos para prototipagem dos projetos, que deverão ser apresentados ao final da residência, além de uma agenda paralela com palestras e workshops sobre diversos temas. Quando prontos, os projetos desenvolvidos farão parte de uma plataforma compartilhada.

Para acompanhar e ajudar no desenvolvimento dos projetos eles contarão com a experiência de cinco mentores de diferentes áreas e com ampla experiência em inovação. São eles: Andrei Speridião (design e tecnologia), Gabriela Augustini (empreendedorismo), Mauricio Jabur (hardware), Thiago Avancini (criatividade e tecnologia) e Wesley Lee (design). Também participarão do processo mentores convidados e um monitor em residência, que auxiliará em questões práticas cotidianas no laboratório maker.

SELECIONADOS DA 3ª RESIDÊNCIA DO RED BULL BASEMENT

Cristthian Marafigo Arpino e Alisson Claudino de Jesus (Porto Alegre/RS)
Projeto: Micro Aerogerador
Descrição: Trata-se de um sistema eletromecânico, cuja energia cinética do vento, ao atravessar a hélice de uma turbina eólica, é transformada em energia mecânica no eixo do rotor, que por sua vez é transformada em energia elétrica. Esta energia pode ser utilizada imediatamente ou armazenada em baterias.

Marina de Freitas, Leonardo Sehn e Jan Luc Tavares (Porto Alegre/RS)
Projeto: 
Tecnologia Cidadã por Meio de Estações Metereológicas Modulares
Descrição: Promoção da ciência cidadã no ambiente urbano através do monitoramento ambiental por meio do estímulo à implementação de estações meteorológicas modulares de código aberto e de baixo custo.

Meyrele Nascimento e Ana Carolina da Hora (Rio de Janeiro/RJ)
Projeto: Flux – Sistema para Ciclistas
Descrição: Criação de um sistema de sinalização e funcionalidades para facilitar a vida dos ciclistas e aumentar a sua segurança nas ruas.

Saulo Jacques (Mesquita/RJ)
Projeto: ClimoBike
Descrição: Central portátil de monitoramento das condições climáticas e da qualidade do ar que se adapta a bicicletas urbanas para geração de dados abertos georreferenciados.

Rainer Grasmann (São Paulo/SP)
Projeto: Horta Vertical Automatizada
Descrição: Desenvolver e construir um sistema de horta com irrigação automatizada que utilize biofertilizante de compostagem doméstica para nutrir o plantio de alimentos em pequenos espaços urbanos.

SUPLENTES

Renan Serrano (São Paulo/SP)
Projeto: Recicladora Têxtil Portátil
Descrição: Reciclagem de qualquer resíduo têxtil em pequena escala por meio de máquinas open-source de construção simples e barata.

Gabriel Cocenza e Rafael Lima (Sorocaba/SP)
Projeto: 
Zumé
Descrição: Tecnologia e segurança alimentar ao alcance de todos por meio de um sistema de irrigação portátil para planejamento de cultivo a baixo custo.

#RBMASP: Red Bull Station recebe exposição do projeto BRZL WAVE

Red Bull Station recebe exposição do projeto BRZL WAVE
Red Bull Station recebe exposição do projeto BRZL WAVE

De hoje (02) até o dia 11 de junho, o Red Bull Station funciona como o ponto central do Red Bull Music Academy Festival São Paulo, que faz sua estreia em São Paulo com mais de 50 artistas nacionais e internacionais no line-up.

Entre as atrações que rolam aqui no prédio, além da exposição Racionais MC’s: 3 décadas de história, as conversas com Grandmaster Raphael e com os próprios Racionais MC’s, a sample masterclass com KL Jay e a instalação “Kaoss Etudes”, de Nate Boyce, ainda teremos, ocupando um dos ateliers do segundo piso, uma mini-exposição do projeto audiovisual BRZL WAVE, idealizado pelo coletivo NVVE MVE.

NVVE MVE (lê-se Nave Mãe) é um coletivo composto por quatro jovens artistas audiovisuais: Gabriel “KOI”, Caique C13-POI, Daniel “Dannyhell” e Giovanne “finadojamal”, cujo trabalho é inspirado por uma estética glitch contemporânea e referências que vão do cinema experimental ao VHS e à cultura pop dos anos 1980.

Na exposição, os quatro artistas apresentarão trabalhos de seu projeto “BRZL WAVE”, realizados durante a permanência no Red Bull Station entre março e junho, período no qual desenvolveram a identidade visual do Red Bull Music Academy Festival São Paulo.