O makerspace do Red Bull Station é o laboratório de invenções tecnológicas que abriga, anualmente, a residência hacker Red Bull Basement e também fica disponível para o uso de quem tiver interesse em saber mais sobre cultura maker, oferecendo materiais, workshops, palestras e o acompanhamento de um monitor.
Em julho, o espaço está com uma programação bem movimentada: semanalmente, às quintas, recebe um grupo de estudos sobre IoT, ou “Internet das Coisas”. Chamado “Coisas de Quinta”, o encontro é destinado tanto a desenvolvedores quanto a demais interessados em discutir o uso dessas tecnologias.
Também rolarão dois workshops bem interessantes, conectando fabricação digital e moda, neste mês: um sobre programação com Lilypad, aplicando-a na construção de roupas digitais e interativas; o outro, ensinando os participantes a montarem uma “camiseta-piano” a partir da desmontagem de um brinquedo.
Veja abaixo o calendário completo de julho:
7, 14, 21 E 28 DE JULHO | 19h30-22h30 – COISAS DE QUINTA

O que você faria se pudesse conectar dispositivos eletrônicos na internet? Com o advento da Internet das Coisas, montamos um grupo de estudos para propor uma leitura crítica sobre o cenário atual da computação ubíqua e como podemos utilizar essas tecnologias a favor da cidade.
A oficina busca o encontro das novas tecnologias através de atividades práticas que envolvem desenvolvimento de softwares e hardwares abertos e construção de protótipos de dispositivos IoT. O público-alvo é multidisciplinar e quer abranger desenvolvedores e outros interessados em discutir o uso dessas tecnologias.
Mediador: Luís Leão, engenheiro de inovação, co-organizador do Google Developer Group São Paulo (GDG-SP) e membro do Garoa Hacker Clube.
>>Inscrições por email: [email protected]; 15 pessoas.
16 DE JULHO | 11H-17H – PROGRAMAÇÃO COM LILYPAD

Neste encontro dedicado à etapa de programação, os participantes usarão o Lilypad (placa arduíno usada em projetos vestíveis) para construir uma roupa digital e interativa por meio de sensores (acelerômetro, luz, etc) acoplados.
Facilitadoras: Lina Lopes e Giovanna Graziosi
>>Inscrições por ordem de chegada; 20 pessoas.
23 DE JULHO | 11H-17H – ELETRÔNICA VESTÍVEL E SONORA

A proposta deste encontro é fabricar uma “camiseta-piano” sonora a partir da desmontagem de um brinquedo. O desafio é repensar o design de circuitos, criando uma vestimenta em que estes são remontandos e reestruturados sob uma perspectiva vestível.
Facilitadoras: Lina Lopes e Giovanna Graziosi
>>Inscrições por ordem de chegada; 20 pessoas.








Mestre Xim, beatmaker de Petrópolis (RJ), veio ao Pulsø a convite de Kamau
Apresentação de Lívia Nery, Mahal Pita, Junix e João Meirelles no Pulsø
O grupo do Macloys (na ponta direita): Renato Cunha, Bruna Mendez, Lê Almeida, Vitor Brauer, João Victor, Braz Torres

Show do coletivo que reuniu músicos do Sul do país, com Pedro Dom, Gutcha Ramil, Zudizilla, Tiago Abrahão, Rafael Chaves e Erick Endres
Sonorização da obra “Zero Hidrográfico” que rolou no encerramento do Pulsø, com músicos do coletivo de Chico Dub e participação de João Meirelles
Gutcha Ramil (RS) e Lívia Nery (BA) ensaiam no porão do Red Bull Station
Jota Ghetto e Kamau em show no Pulsø
Haley Guimarães, Daniel Nunes e Paula Rebellato durante a ocupação
Keila Gentil (Gang do Eletro) na primeira apresentação que rolou no projeto
Zudizilla e Jhow Produz (ao fundo) em show no Pulsø
Os curadores: da esq. para a dir., Filipe Cartaxo, Macloys Aquino, Chico Dub e Kamau; Juliana Baldi e Félix Robatto, abaixo