Apresente seu filme ou performance audiovisual no Red Bull Station

O Cine Performa está com chamado aberto para complementar a nossa programação de 2016, entre abril e dezembro. Neste programa mensal do Red Bull Station, apresentamos em uma única noite a projeção de um filme ou documentário, seguido de uma performance audiovisual, propondo um diálogo entre ambos.

Os interessados poderão enviar suas propostas até novembro. Os filmes, documentário e performances audiovisuais selecionados serão anunciados com pelo menos um mês antecedendo a data do evento.

O critério de seleção tem como base a qualidade artística dos projetos, porém daremos atenção particular às propostas que tangenciem os eixos temáticos da nossa programação. O Red Bull Station é um espaço que conecta, inspira e transforma, com foco na criatividade, coletividade e espírito crítico.

INSCRIÇÃO
Encaminhe seu projeto para o e-mail: [email protected] com o assunto: Cine Performa + o nome do projeto + nome do autor, contendo os seguintes itens:

Para filmes ou documentários

_ Título

_ Link no Vimeo, Youtube ou canal similar, protegido por senha (opcional) – duração máxima de 50min

_ Sinopse do filme (formato: Word)

_ 3 imagens do filme em alta (2000px largura mínima)

_ Ficha técnica
_ Lista de exibições já realizadas, com local e cidade

Para performances audiovisuais

_ Título

_ Link do filme no Vimeo, Youtube ou canal similar, protegido por senha (opcional) – duração máxima de 45 min

_ Sinopse da performance (formato: Word)

_ 3 imagens da performance em alta (2000px largura mínima)

_ Rider técnico incluíndo equipamentos e tempo de montagem

_ Lista de exibições já realizadas, com local e cidade

CACHÊS
_ Exibição de filme: R$ 500,00
_ Apresentação da performance audiovisual: R$ 1200,00
Atenção: Em ambos casos os valores serão pagos mediante entrega de Nota Fiscal, com conta bancária Pessoa Jurídica vinculada à nota emitida

SELEÇÃO 

_ Os projetos serão selecionados por uma equipe do Red Bull Station, coordenada pelo curador e diretor artístico do espaço

_ A equipe curatorial tem liberdade de convidar projetos específicos caso ache oportuno.

_ Somente serão comunicados aqueles que tiverem as propostas selecionadas, não havendo retorno para os projetos não selecionados

_ A não seleção de um projeto em determinado mês não o exclui de possível seleção futura, até o fim do ciclo

Edital aberto para a 12ª turma de Residência Artística

O programa de Residência Artística do Red Bull Station está aceitando inscrições. Previsto para acontecer entre 11 de maio e 1º de julho deste ano, a 12ª edição do programa mantém a escolha de seis artistas residentes, sendo uma vaga destinada a um estrangeiro e cinco para brasileiros ou residentes no país.

Os futuros integrantes serão selecionados pelo curador Fernando Velázquez, pelo artista, pesquisador e curador Divino Sobral e pela curadora Marta Mestre.

Poderão se inscrever artistas ou coletivos atuantes nas áreas de artes visuais, performance, arte sonora, novas mídias e demais manifestações contemporâneas. “O programa é um convite para a ação. Mais uma vez, durante a seleção, procuramos dar conta de um amplo espectro de pesquisas, tanto de linguagens, como de técnicas e temáticas”, afirma o curador.

Nos critérios adotados para a seleção dos candidatos destacam-se a capacidade do grupo de relacionamento com a arquitetura do prédio, com o seu entorno e sobretudo com a possibilidade de articular processos criativos colaborativos.

As inscrições poderão ser feitas pelo site www.redbullstation.com.br/edital até dia 3 de abril de 2016. Os selecionados serão divulgados neste site dia 11 de abril.

9 lugares em SP onde o Carnaval não tem fim

O espírito carnavalesco parece ter tomado conta de vez da cidade. Neste ano, mais de 400 blocos sairão nas ruas de São Paulo entre 29 de janeiro e 14 de fevereiro. Mas por trás de toda a folia que movimenta o carnaval, há uma mistura de ritmos, danças e tradições que acontecem não apenas em fevereiro – ou, dependendo do ano, março. Pensando nisso, selecionamos alguns projetos, festas e estabelecimentos em São Paulo que celebram a cultura brasileira o ano inteiro:

Ilú Obá de Min

Integrantes do Ilú Obá de Min (Foto: Felipe Gabriel)
Integrantes do Ilú Obá de Min (Foto: Felipe Gabriel)

Para quem não sabe, o Ilú Obá de Min não é apenas um bloco, trata-se de uma associação que fomenta e resgata as culturas afro-brasileira e africana e desenvolve atividades para o fortalecimento individual e coletivo da mulher. A instituição oferece em sua sede, no centro da cidade, oficinas de percussão , aulas de dança afro, danças brasileiras, dentre outras atividades.

Grupo Madeira de Lei (Samba do Bixiga)

Quem nunca viu o samba amanhecer vai no Bixiga pra ver. O tradicional e boêmio bairro do Bixiga, no coração de São Paulo, tem um lugar na história do samba. Além de ser o lar de uma das maiores escolas da capital – a Vai-Vai -, a região é reduto de sambistas toda sexta-feira a partir das 19h, quando o Grupo Madeira de Lei se encontra para tocar Rua Treze de Maio, em frente a Paróquia Nossa Senhora Achiropita.

Festa do Santo Forte

A Santo Forte foi idealizada em 2005 pelo DJ e pesquisador musical Tutu Moraes quando ele percebeu uma carência nas noites paulistanas de festas voltadas para a música popular brasileira. Hoje, a Santo Forte é consagrada como uma das melhores festas alternativas da cidade, reunindo milhares de fãs preparados para dançar noite adentro a mistura de ritmos brasileiros garimpados por Tutu.  

Samba da Vela

SV15
Samba da Vela (Foto: divulgação)

A Comunidade Samba da Vela é uma roda de samba em torno de uma vela – o show começa quando ela é acesa e termina quando ela se apaga. Fundada há 16 anos e com a cantora Beth Carvalho como madrinha, a roda é referência quando se trata de samba paulistano e responsável por revelar novos compositores do gênero. Os encontros acontecem toda segunda-feira, às 20h45, em Santo Amaro (Zona Sul), reunindo músicos e simpatizantes de todas as idades.

Grupo de Maracatu do Bloco de Pedra

O Bloco de Pedra é um grupo de Maracatu de Baque Virado composto pelos alunos do Projeto Calo na Mão. Seus músicos e dançarinos apresentam uma formação contemporânea desta manifestação cultural afro-brasileira que existe há mais de 200 anos. Os ensaios são abertos ao público e acontecem aos sábados, a partir das 15h, na Escola Estadual Profº António Alves Cruz, em Pinheiros (Zona Oeste).

Pilantragi

O DJ e promoter Rodrigo Bento, da Pilantragi
O DJ e promoter Rodrigo Bento, da Pilantragi

Sim, Pilantragi também não é apenas uma festa. Criado em 2012, o coletivo tem o objetivo de difundir a cultura brasileira por meio da música, arte e outras intervenções artísticas. Toda quinta-feira, no Mundo Pensante, o grupo promove uma festa voltada para os fãs da boa música brasileira, comandada pelo DJ Rodrigo Bento. Em 2013, a Pilantragi ganhou seu próprio bloco de carnaval, que desfila no bairro de Perdizes, na Zona Oeste.

Ó do Borogodó

O animado boteco da animada Vila Madalena (Zona Oeste) é parada obrigatória para quem gosta de samba – “e quem não gosta de samba, bom sujeito não é.” – O local abre todos os dias da semana e conta com uma programação de shows de MPB, rodas de samba e de choro.

Roda de Choro da Contemporânea

Na verdade, a Contemporânea é uma loja de instrumentos musicais localizada na Sta. Ifigênia, região central. Fundada em 1948, a loja é ponto de encontro de músicos e fãs de choro desde a década de 60. É lá onde acontece uma das principais rodas de choro da cidade, aos sábados, das 9h às 14h.

Vila Madalena

Mas se bater saudade daquela farra de carnaval, com gente nas ruas, muita brasilidade e um clima bem folião, há o célebre boêmio bairro da Vila Madalena. A maioria dos estabelecimentos abre de terça a domingo, mas é durante o final de semana que a área se torna uma verdadeira festa a céu aberto – é só dar uma volta e encontrar seu “bloco”.