Fotos & Vídeo: Exposição Final da 9ª Residência Artística

Sábado (15/nov/2014) foi a abertura da exposição final da 9ª turma de Residência Artística, formada por Amanda Mei, André Feliciano, Arthur Arnold, Daniel Lie, Gustavo Torres e Ricardo Reis. A mostra coletiva tem curadoria de Paula Borghi e traz trabalhos desenvolvidos por eles durante o período de residência.

1811 FOTO 1

O resultado é “uma exposição que celebra aquilo que fora cultivado ao logo desta vivência, desde matérias como pedras, plantas e frutas, a pensamentos filosóficos e políticos e a imagens daquilo que é invisível e proibido”, explica a curadora.

 

As obras ficarão expostas até 17 de Janeiro de 2015
Obras:

Amanda Mei  Barreira – 2 estágio, 2014 Enciclopédia de arqueologia urbana, 2014 (acima da mesa)
Amanda Mei
Barreira – 2 estágio, 2014
Enciclopédia de arqueologia urbana, 2014 (acima da mesa)
André Feliciano Cultivando Jardineiros e Arte, 2014
André Feliciano
Cultivando Jardineiros e Arte, 2014
Arthur Arnold Capação, 2014
Arthur Arnold
Capação, 2014

Artwork / detail

Daniel Lie Escroto, 2014
Daniel Lie
Escroto, 2014
Gustavo Torres Pedra, guitarra e amplificador, 2014
Gustavo Torres
Pedra, guitarra e amplificador, 2014
 Bruno Rios, Daniel Kairoz, João Livra, Júlia de Carvalho Hansen, Reuben da Cinha Rocha, Ricardo Reis Cavalo, 2014

Bruno Rios, Daniel Kairoz, João Livra, Júlia de Carvalho Hansen, Reuben da Cinha Rocha, Ricardo Reis
Cavalo, 2014
Amanda Mei Menir, 2014
Amanda Mei
Menir, 2014
Gustavo Torres Disco contendo som de suma própria gravação, 2014
Gustavo Torres
Disco contendo som de suma própria gravação, 2014
Bruno Rios, Daniel Kairoz, João Livra, Júlia de Carvalho Hansen, Reuben da Cinha Rocha, Ricardo Reis Cavalo, 2014
Bruno Rios, Daniel Kairoz, João Livra, Júlia de Carvalho Hansen, Reuben da Cinha Rocha, Ricardo Reis
Cavalo, 2014
Arthur Arnold Sem título, 2014
Arthur Arnold
Sem título, 2014
Amanda Mei Estudos de perspectiva  (base de dados – Menir), 2014
Amanda Mei
Estudos de perspectiva (base de dados – Menir), 2014
Gustavo Torres Red Bull Station, 2014
Gustavo Torres
Red Bull Station, 2014
Gustavo Torres Recibo, 2014
Gustavo Torres
Recibo, 2014

 

 

Fotos do Ateliê Aberto – 9ª Residência Artística

No último sábado (25) os artistas Amanda Mei, André Feliciano, Arthur Arnold, Daniel Lie, Gustavo Torres e Ricardo Reis receberam o público para o Ateliê Aberto, evento que integra a programação da Residência Artística do Red Bull Station. Na ocasião, os residentes conversaram com os visitantes sobre suas produções e apresentaram seus trabalhos mais recentes e pesquisas.

 

2810 FOTO 1

2810 FOTO 2

Artwork / detail

Daniel Lie
Daniel Lie

Artist / Portrait

Artworks

Arthur Arnold
Arthur Arnold

Artist / Portrait

2810 FOTO 9

André Feliciano
André Feliciano

detail

Amanda Mei
Amanda Mei

2810 FOTO 13

Gustavo Torres
Gustavo Torres

2810 FOTO 15

Ricardo Reis
Ricardo Reis

2810 FOTO 17

Attendees - Lifestyle

2810 FOTO 19

Venue

Venue

Entrevista com Edith Derdyk

A artista plástica, educadora e ilustradora Edith Derdyk ministrará workshop no Red Bull Station no qual se propõe a observação de um olhar que opera entre os campos da palavra e da imagem. Tema relacionado ao trabalho e pesquisa da artista. Conversamos com ela sobre seu processo criativo, sua forma de ver e viver a arte e a proposta do curso que acontece dias 4 e 5 de Novembro:

Você explora várias linguagens – desenho, gravura, livro de artista, instalações, vídeo, fotografia – como aconteceu esse percurso?

O desenho sempre foi a matriz de meu percurso poético, espécie de plataforma para a captura do pensamento e projeções para ações no mundo. O desenho, pela sua natureza específica, é a linguagem que transita em todas as áreas do conhecimento – arte, ciência, técnica. A transitividade dessa me conduziu para a pesquisa e experimentação das interfaces, dos limites e contágios, da fricção entre as distintas materialidades, procedimentos e linguagens.

O diálogo entre a palavra e a imagem aparece frequentemente. Como esses dois universos se manifestam em sua produção?

O espaço entre a palavra e a imagem é uma questão constitutiva da natureza da palavra e da imagem. O desenho é a intersecção entre esses campos, pois tanto a palavra quanto a imagem se originaram do desenho, que ainda mantém um parentesco com a escrita e com o pensamento visual.

Além da arte ser para você uma forma de se expressar, você a enxerga também como um meio de aprendizagem, correto? Pode falar um pouco disso?

A arte pode ser considerada, do ponto de vista da educação, como o lugar natural e potente para acordar os sentidos, fundamental para a inteligibilização da sensibilidade e a sensibilização da inteligência. Arte é linguagem, é conhecimento, é aventura perceptiva que agrega saberes.

Qual a importância da pesquisa no processo criativo de um artista?

O processo criativo é fundante e fundamental para a aventura humana. É questão de sobrevivência da espécie. Ativar procedimentos criativos estabelece um vínculo profundo e estrutural com a existência, sob todos os aspectos. Se forçarmos
o território da arte, que existe porque existem artistas, e artistas existem porque existem pessoas, a questão da criação se torna matéria substantiva, que se coloca em movimento…

O workshop chama-se “escrituras do olhar: espaço entre a palavra e a imagem”. Pode discorrer brevemente sobre o tema?

O olhar é o espaço que opera entre a natureza da palavra e a natureza do imagem. O olhar é a linha que intersecta, conecta, costura, refaz, relaciona, associa, desfaz, aproxima ou distancia esses dois campos que são ativados de maneira que se coloca esta questão: “como das palavras nascem imagens e das imagens nascem palavras”.

Qual a proposta do curso? O que você espera dos participantes?

A proposta deste encontro é justamente potencializar o espaço de contágio e rotação que existe entre a natureza da palavra e da imagem. Para isso, iremos motivar procedimentos, proposições, reflexões e projeções através de textos e imagens, para agenciarmos produções poéticas.

O WORKSHOP:

Estes encontros terão como foco a observação de um olhar que opera entre a palavra e a imagem. O ponto de partida será sempre a leitura de alguns fragmentos de livros, tais como: Palomar, de Ítalo Calvino; A paixão segundo G.H., de Clarice Lispector; O partido das coisas, de Francis Ponge e Livro de Areia, de J.L.Borges; e poemas de João Cabral de Melo Neto. São textos que estimulam algumas motivações e formulações poéticas, anunciando possibilidades de construção do olhar como gerador de múltiplos significados. O workshop pretende proporcionar um trânsito entre distintas técnicas, linguagens, recursos e procedimentos gráficos: desenho, fotografia, poesia visual, colagem, vídeo, livro de artista.

PARA PARTICIPAR:

Os interessados devem enviar até 24 de Outubro uma carta de intenção de no máximo um parágrafo descrevendo o interesse em fazer este curso e um breve histórico sobre sua formação. Para: [email protected] com o assunto “Inscrição para workshop”. Serão selecionados 20 participantes. O resultado será divulgado dia 28 de Outubro. Workshop gratuito.

9ª Residência Artística: Studio Visit com Federico Baeza

O argentino Federico Baeza é curador e pesquisador de arte contemporânea. A convite da curadora Paula Borghi, ele visitou os ateliês e conversou com os seis residentes: Amanda Mei, André Feliciano, Arthur Arnold, Daniel Lie, Gustavo Torres e Ricardo Reis. Nesses encontros, Baeza conheceu a fundo o trabalho de cada um e expôs seu ponto de vista, com o objetivo de contribuir para suas pesquisas e seus caminhos artísticos.

No vídeo ele conta um pouco como foi o studio visit:

 

 

Baeza Licenciado em artes e doutor em História e Teoria das Artes pela Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de Buenos Aires. Seu tema de pesquisa para o doutorado centrou-se nas estratégias da arte contemporânea na Argentina para questionar as práticas estéticas da vida cotidiana. A investigação desdobrou-se em três frentes: os intercâmbios da oralidade (a conversação, a memória, a narração da própria vida); o uso dos objetos como desvio de sua funcionalidade e o espaço urbano como esfera praticada além de sua planificação.

O artista também desenvolveu pesquisas no Centro de Estudios y Documentación del MACBA (Barcelona) com o acervo da instituição sobre os artistas conceituais argentinos. É diretor de extensão universitária e professor adjunto de Crítica de Arte da IUNA. É coautor de três livros sobre artes cênicas e visuais, publica artigos sobre arte contemporânea e semiótica em revistas especializadas, escreve em catálogos de artistas e participa de congressos e encontros internacionais. Desenvolve pesquisas e guias para o Canal Encuentro sobre arte contemporânea. Também têm desempenhado um papel no campo da gestão das artes desenvolvendo curadorias e ciclos de palestras.

9ª Residência Artística: Exposição na Galeria Transitória

Passadas duas semanas da chegada dos artistas, a Galeria Transitória do Red Bull Station recebeu a primeira exposição dos seis recém integrantes da Residência Artística: Amanda Mei, André Feliciano, Arthur Arnold, Daniel Lie, Gustavo Torres e Ricardo Reis. A mostra coletiva marca o início da trajetória individual e conjunta do grupo como residentes da nona edição do projeto. Neste vídeo abaixo os artistas apresentam seus trabalhos em exibição:

 

 

A seguir, fotos da montagem e das obras:

2909 FOTO 1
Gustavo Torres, Nota, 2014, impressão mineral sobre papel de algodão.
Artwork
Gustavo Torres, Naufrago, 2014, instalação.
2909 FOTO 3
Daniel Lie, Quando meu pai doou um rim, 2014, jaca, nylon, cristal e roldanas.
Amanda Mei, Barreira (1° estágio), 2014, papelão e tinta acrílica, dimensões variáveis
Amanda Mei, Barreira (1° estágio), 2014, papelão e tinta acrílica, dimensões variáveis.
Amanda Mei, Equilíbrio 8 x 2, 2014, madeira, papelão e tinta acrílica
Amanda Mei, Equilíbrio 8 x 2, 2014, madeira, papelão e tinta acrílica.
André Feliciano, Pulo Florescentista, 2008, video 2’55”.
André Feliciano, Pulo Florescentista, 2008, video 2’55”.
Ricardo Reis, 2014, técnica mista / instalação.
Ricardo Reis, 2014, técnica mista / instalação.
Arthur Arnold, Instrumento, 2014, óleo sobre tela.
Arthur Arnold, Instrumento, 2014, óleo sobre tela.
Arthur Arnold, Aceitação, 2014, óleo sobre tela.
Arthur Arnold, Aceitação, 2014, óleo sobre tela.

2909 FOTO 10

2909 FOTO 11

Artist / Lifestyle2

2909 FOTO 13

2909 FOTO 15

 

Biblioteca Red Bull Station: Resultado da Convocatória

Agradecemos a todos que enviaram materiais para integrar a biblioteca do Red Bull Station. As publicações independentes e de caráter artístico foram selecionadas pela curadora Paula Borghi. Abaixo a lista dos títulos com seus respectivos autores ou organizadores:

Transporte, Ewa Priester (Editora Rua do Ensaio).
Anotações Noturnas, de Tatiana Podlubny (Publicações Iara/Ediciones Costeñas).
Chaque Partie, de Maria Beatriz Machado (Editora Rua do Ensaio).
Reticente, de Fernanda Grigolin (Ediciones Costeñas).
Tonalismo Tropical, organizado por Fernando Piola Alves (Autor).
O Maestro toma mais ácido que eu, de Fernanda Grigolin (Ediciones Costeñas).
Caixa Poesia Menor, de Juliana Amato, Patricia Chmielewski, Lia testa, Isadora Krieger e Caroline Ramos (Selo Poesia Menor).

1709 FOTO 1

Começa a 9ª Residência Artística do Red Bull Station

Recebemos em Setembro de 2014 os novos integrantes da nona turma de residentes do Red Bull Station. Amanda Mei, André Feliciano, Arthur Arnold, Daniel Lie, Gustavo Torres e Ricardo Reis participaram de uma primeira conversa com a curadora Paula Borghi e ocuparam os seis ateliês destinados à pesquisas, experimentações e desenvolvimento de seus projetos artísticos durante as próximas onze semanas.

O grupo foi selecionado pela artista Leticia Ramos e pelos curadores Marcio Harum e Paula Borghi a partir do caráter experimental que possuem, da excelência de suas produções, da abertura deles para a troca, assim como a disponibilidade em saírem de suas zonas de conforto e experimentarem novas propostas.

Red Bull Station

Ao longo do programa de residência acompanharemos o processo dos seis artistas. Saiba mais sobre eles aqui. Da esquerda para direita: Paula Borghi, Ricardo Reis, André Feliciano, Amanda Mei, Gustavo Torres, Arthur Arnold e Daniel Lie.