Outros

Sófálá: o torneio de poesia falada do Red Bull Station

01abr

por Red Bull Station

Com o projeto Sófálá, o Red Bull Station torna-se um espaço para a prática do Slam, movimento artístico e performático de encontros e competições de poesia falada. Um sábado por mês recebemos um coletivo de slam (veja abaixo) que realiza o torneio seguindo as três regras universais: três poemas, três minutos máximos de duração e sem utilização de figurinos ou instrumentos musicais – mas respeitando a singularidade de cada grupo que por vezes subvertem algumas dessas regras. O projeto é idealizado por Emerson Alcalde, ator e artista slammer.

O vencedor de cada edição do Sófálá gravará uma poesia no Red Bull Studio São Paulo e ao final do ano lançaremos uma coletânea com todos os vencedores.

Quer entender como funciona? Confira o vídeo da primeira edição do Sófálá, com o Slam da Guilhermina:

O QUE É O “POETRY SLAM”? EMERSON EXPLICA:

O Poetry Slam é uma prática artística e performática que tem em sua base várias regras: envolvem a performance e poesia original dos seus participantes; tempo limitado de 3 minutos para as suas apresentações; um público como júri que pontua cada apresentação de 0 a 10; a ausência de música e acessórios e a atribuição de prémios simbólicos no final. Não existem estilos ou temas adequados, existem várias linguagens possíveis, que variam com a diversidade dos participantes que fazem parte deste movimento.