Outros

Saiba quais músicos e VJs participarão do Improfest 2017

21nov

por Red Bull Station

Em sua quarta edição, o Improfest, criado em 2007 na Unicamp pelo artista sonoro Marco Scarassatti junto ao guitarrista Paulo Hartmann, ocupa o Red Bull Station com o objetivo de difundir a produção ligada à criação livre e instantânea, individual ou coletiva. A proposta é reunir, em jams e apresentações, VJs e músicos nacionais e internacionais que atuam nessa vertente, além de promover um concerto e palestra com um dos principais compositores e improvisadores da atualidade, Otomo Yoshihide. Nesta terça-feira (21), os organizadores divulgaram a lista dos músicos e VJs selecionados para o Improfest AV, que promoverá esses encontros orgânicos (veja abaixo).

“É como se fosse possível construir o avião em pleno voo, ou seja, a geração de música em tempo real, sem pré-acordos ou convenções, mas respeitando e dialogando com os envolvidos numa sessão de improvisação livre”, comenta Paulo, sobre o que considera ser mais belo nessa arte. “É o grande desafio, e este ‘risco’ sempre me pareceu bastante sedutor.”

Tendo sua primeira realização por aqui, os organizadores não negam as dificuldades de trabalhar com projetos de natureza experimental no que se refere ao apoio financeiro e estrutural, mas celebram a parceria deste ano. “A Red Bull tem atuado em vários territórios de criação, agindo genuinamente de maneira transdisciplinar, o que para mim é definitivamente um atrativo. E um ambiente onde os silos são vasos comunicantes facilita o entendimento da própria proposta do festival”, afirma Paulo.

Entre os orgulhos da programação está a presença de Yoshihide. Há anos tentando negociar a vinda do artista, os organizadores conseguiram aproveitar a turnê sul-americana que fazia parte do cronograma dele com a realização do evento na mesma época.

“Primeiro, pensamos em convidar alguns dos representantes brasileiros das várias vertentes da música improvisada livre para estabelecer um grande encontro”, diz Marco. “Porém, como o projeto precisou ser enxugado, optamos por convidar aquele que é a maior referência brasileira em se tratando dessa música feita no instante, o Antônio Panda Gianfratti, que tem uma história dentro da música experimental e improvisada brasileira.”

Aqui você pode encontrar a programação completa dos três dias de evento.

Músicos confirmados:
1. Rodrigo Dario
2. Miguel Barella
3. Alexandre Marino Fernandez
4. Tiago Marques
5. Loop B
6. Andre Damião
7. Edbrass Brasil
8. Marc Vilanova
9. Valmir Knop Junior
10. Tiago Costa
11. Rodrigo Gobet
12. Bødhi Ah
13. Jorge Peña
14. Daniel Carrera

VJs confirmados:
1. Robs Brz
2. Ligia de Aguiar Alonso
3. João Paulo Accacio
4. Alberto Zanella
6. Heloísa Duran
7. Edu Zal