Raphael Escobar

São Paulo/SP

Raphael Escobar (São Paulo – SP, 1987) – Formado em artes visuais pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e pós-graduando em Estudos Brasileiros: Sociedade, Educação e Cultura pela Fundação Escola de Sociologia e Política. Desde 2009 atua com educação não formal em contextos de vulnerabilidade social ou de disputas políticas, como Fundação CASA, Cracolândia e albergues. A atuação nestes contextos servem como pesquisa e muitas vezes ativação do trabalho que desenvolve.

Partindo das noções de público e privado, lugar e não-lugar, centro e margem, sua produção se utiliza de objetos, ações e situações corriqueiras do cotidiano urbano a fim discutir relações de poder e imposição, mas também da subversão dessas lógicas.

Já participou de exposições como “totemonumento”, Galeria Leme (São Paulo, 2016); X Bienal de Arquitetura de São Paulo, Centro Cultural São Paulo (2013); “A Alma é o Segredo do Negócio”, Funarte(São Paulo, 2013); “Múltiplos 397”, Ateliê397 (São Paulo, 2012). Participou de residências artísticas como Muros: Territórios Compartilhados (Salvador, 2013); Obras em construção, Casa das Caldeiras (São Paulo, 2011).

http://escobarescobar.weebly.com