Arte

Os Brasis em São Paulo realiza mostra e intervenções urbanas em novembro

07nov

por Red Bull Station

Foto: Os Brasis em SP
Nega Duda | Foto: Os Brasis em SP

Realizado como um festival, em junho passado, e como uma residência artística que ocorreu ao longo dos últimos cinco meses, Os Brasis em São Paulo — projeto que busca revelar as histórias de mestres de cultura que vivem na capital paulista — resulta em uma exposição que ocorre de 22 a 30 de novembro no Red Bull Station.

Mestre ou Mestra de cultura brasileira é um termo usado para os chamados patrimônios vivos de cultura — termo do IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. São bordadeiras, cozinheiras, rendeiras, construtores de instrumentos, músicos de folguedos (maracatu, samba de roda).

Foto: Os Brasis em SP
Carlão do Peruche | Foto: Os Brasis em SP

Os Brasis em São Paulo propôs dar visibilidade a essa sabedoria por meio de um processo de oficinas de arte, narrativa e pesquisa que aconteceu de junho a outubro deste ano, buscando contar as histórias de Carlão do Peruche (mestre de jongo e da velha guarda do samba paulistano), Graça Reis (referência de cultura maranhense no Morro do Querosene), Nega Duda (referência do samba de roda do Recôncavo Baiano) e o educador cultural e espiritual índigena Pedro Macena.

O trabalho teve participação de cerca de 25 pessoas, oito delas escolhidas via chamado aberto, orientadas por facilitadores da rede Brasis durante o projeto.

O educador indígena Guarany Pedro Macena | Foto: Os Brasis em SP
O educador indígena Guarany Pedro Macena | Foto: Os Brasis em SP

“O principal objetivo do projeto artístico é revelar a história de mestras e mestres que moram em São Paulo e transitam pela cidade de forma invisível, sem que a sua contribuição para a cultura seja conhecida”, conta a pesquisadora Mayra Fonseca, que idealizou o festival. “A intenção é celebrar essas pessoas como importantes agentes de cultura brasileira e aproximar espaços da cidade que pouco os conhecem”.

Além da exposição, o projeto realiza intervenções urbanas a partir do dia 16 deste mês, distribuindo pela cidade de São Paulo lambe-lambes formando grandes instalações, cada uma delas ligada ao site do projeto, onde serão publicadas as histórias desses personagens.

Foto: Os Brasis em SP
Graça Reis | Foto: Os Brasis em SP

Os Brasis em São Paulo é iniciativa da rede de conteúdo Brasis (www.brasis.vc), com apoio da plataforma Red Bull Amaphiko.

Exposição “Sobre-Com-Viver”
De 22 a 30/nov em todo o prédio
*22 de novembro às 20h – Abertura da exposição e roda de conversa