Notícias
Residência Artística

Diferentes trajetórias se encontram na mostra da 12ª Residência Artística

12jul

por Red Bull Station

Desde o último dia 2 de julho está em cartaz a exposição da 12ª Residência Artística do Red Bull Station, apresentando os trabalhos desenvolvidos pelos seis residentes durante o período em que ocuparam os ateliês do prédio, entre maio e junho passados.

Abaixo, eles falam um pouco sobre o processo e as obras criadas, assista:

Vídeo: Filmes para Bailar | Trilha original: Aeromoças e Tenistas Russas e Jovem Palerosi

***Mostra prorrogada até 13/8.

Para o curador Fernando Velázquez, a proposta é falar das artes visuais de uma forma ampla. “O encontro de artistas de diferentes trajetórias causa uma discussão interessante e levanta o debate sobre o que é arte”, diz ele.

Diferente de edições anteriores, nas quais os artistas permaneciam quatro meses no espaço, nesta edição a estadia foi de 50 dias. “Esta restrição espaço-temporal conforma o primeiro índice para o diálogo com as obras e os processos apresentados”, explica Velázquez.

Giuliano Obici com seu fone de concreto diante da "enchente" de monitores | Foto: Lost Art / Red Bull Content Pool
Giuliano Obici diante da “enchente” de monitores | Foto: Lost Art / Red Bull Content Pool

Dois dos residentes trabalharam com a ideia dos rios que passam sob o prédio: o paranaense Giuliano Obici construiu uma instalação provocando uma “enchente” audiovisual com monitores, parte do projeto que ele chamou de “Intensidades Brutalistas”, influenciado pelo seu reencontro com o centro de São Paulo. Já a mineira Carolina Cordeiro aproximou sua experiência com rios no Norte do Brasil com os soterrados córregos paulistanos, pensando em processos de cura — a obra foi desenvolvida após a artista ter criado uma série inspirada na atual conjuntura política do país, misturando fotografias jornalísticas e espelhos, em exposição em um dos ateliês.

Detail view of artist Carolina Cordeiro's "Untitled" artwork in the Main Gallery at Red Bull Station’s 12th Artistic Residency Exhibit in Sao Paulo (Brazil) on july 2, 2016.
Os vidrinhos de ‘líquidos de cura’ do PA inspiraram obra de Carolina Cordeiro | Foto: Lost Art / Red Bull Content Pool

O alemão Anton Steenbock exibe, na Galeria Transitória (2º andar do prédio), uma intervenção que é parte de seu projeto Da Silva Brokers, criando uma exposição de artistas fictícios. Além deste trabalho, ele mostra uma instalação na qual as tensões do mercado financeiro são evidenciadas, exposta na Galeria Principal, no térreo. Enquanto isso, Janaína Miranda (DF) desenvolveu um trabalho partindo da relação entre nomes e objetos, catalogando frutas e suas curiosas etiquetas, e reunindo em uma publicação fotografias de galerias de presidentes descobertas em pesquisas online.

O suíço Luca Forcucci mostra um manifesto que se conecta com sua pesquisa acerca do trabalho do poeta Blaise Cendrars, seu conterrâneo que fez um percurso pelo interior do Brasil ao lado de modernistas na década de 1920 (trajeto que Luca refez, em partes, nos últimos anos). Além desta obra, ele apresenta um site-specific em um dos ateliês que procura traduzir a paisagem sonora do entorno em imagens — o som costuma ser o ponto de partida do processo criativo do artista.

Artist Luca Forcucci's installation "Utopialand" in the Main Gallery at Red Bull Station’s 12th Artistic Residency Exhibit in Sao Paulo (Brazil) on july 2, 2016.
“Utopialand”, de Luca Forcucci, colagem com textos de Oswald de Andrade baseada nas inspirações de Cendrars | Foto: Lost Art / Red Bull Content Pool

Já o paulistano Raphael Escobar investigou, ao longo da residência, como fabricar cachaça ao estilo da Maria-Louca, bebida criada nas penitenciárias com processos elaborados de fermentação e destilação. Ele construiu, então, um alambique caseiro e disponibiliza a pinga criada ali, divulgando entre populações de rua onde conseguir a bebida de graça. O trabalho se conecta com pesquisa na qual o artista procura destacar situações do cotidiano que evidenciam as estruturas de poder na cidade — arte-educador, ele investiga como a criação de redes de solidariedade e afeto, sobretudo em torno de grupos em estado de vulnerabilidade social, pode ajudar na inclusão.

A exposição tem entrada gratuita, como toda a programação do Red Bull Station, e ocupa as duas galerias (Principal e Transitória) e alguns dos ateliês do prédio. A visitação pode ser feita de terça a sexta, das 11h às 20h, e aos sábados, das 11h às 19h, até 13 de agosto (a mostra, que iria até dia 30/7, foi prorrogada).

Residência Artística

Edital aberto para a 12ª turma de Residência Artística

17fev

por Red Bull Station

O programa de Residência Artística do Red Bull Station está aceitando inscrições. Previsto para acontecer entre 11 de maio e 1º de julho deste ano, a 12ª edição do programa mantém a escolha de seis artistas residentes, sendo uma vaga destinada a um estrangeiro e cinco para brasileiros ou residentes no país.

Os futuros integrantes serão selecionados pelo curador Fernando Velázquez, pelo artista, pesquisador e curador Divino Sobral e pela curadora Marta Mestre.

Poderão se inscrever artistas ou coletivos atuantes nas áreas de artes visuais, performance, arte sonora, novas mídias e demais manifestações contemporâneas. “O programa é um convite para a ação. Mais uma vez, durante a seleção, procuramos dar conta de um amplo espectro de pesquisas, tanto de linguagens, como de técnicas e temáticas”, afirma o curador.

Nos critérios adotados para a seleção dos candidatos destacam-se a capacidade do grupo de relacionamento com a arquitetura do prédio, com o seu entorno e sobretudo com a possibilidade de articular processos criativos colaborativos.

As inscrições poderão ser feitas pelo site www.redbullstation.com.br/edital até dia 3 de abril de 2016. Os selecionados serão divulgados neste site dia 11 de abril.

Residência Artística

10ª Residência Artística | vídeo

18jun

por Red Bull Station

Nosso programa de Residência Artística chega ao fim de sua 10ª edição. De fevereiro a junho, os artistas Cezar Sperinde, Ícaro Lira, Lot Amorós, Pedro Cappeletti, Sara Não tem Nome e Vanessa de Michelis ocuparam os ateliês do Red Bull Station e desenvolveram suas pesquisas individuais, trocaram experiências entre si e tiveram o apoio curatorial de Fernando Velázquez. Studio visits, encontros com curadores, palestras, workshops e atividades como o Ateliê Aberto e a exposição na Galeria Transitória acompanharam o período de residência.

A exposição coletiva que encerra o projeto segue até 13 de junho de 2015, com visitação gratuita. Partes do processo também foram compartilhados pelos artistas no Blog da Residência.

A 10ª turma foi selecionada por meio de edital pelo curador Fernando Velazquez, pela curadora e artista Giselle Beiguelman e pela arte educadora e artista Sandra Cinto. Entre os critérios adotados pelo júri estão a capacidade do grupo de relacionamento com a arquitetura do prédio, com o entorno e, sobretudo, com a possibilidade de articular processos criativos colaborativos.

 

 

Residência Artística

Convocação de suplente: 11ª Residência Artística

23mai

por Red Bull Station

Parabenizamos a artista Cynthia Mendonça, que paralelamente à seleção da 11ª Residência Artística do Red Bull Station foi selecionada para desenvolver um projeto de longo prazo no exterior. Em virtude deste acontecimento e para ir de encontro aos critérios pré-estabelecidos durante o processo seletivo, o júri escolheu, dentre os suplentes, o artista Antônio Ewbank.

Os artistas da 11ª Residência Artística do Red Bull Station são:

ANTÔNIO EWBANK (SP)
JANAINA WAGNER (SP)
JULIO PARENTE (RJ)
MARTIN REICHE (Berlim)
MAURA GRIMALDI (SP)
TOMAZ KLOTZEL (RS)

Residência Artística

Exposição 10ª Residência Artística | Fotos

20mai

por Red Bull Station

De 16 de maio a 13 de Junho  de 2015, o Red Bull Station recebeu a exposição final da 10ª turma de Residência Artística. Os artistas Cezar Sperinde, Ícaro Lira, Lot Amorós, Pedro Cappeletti, Sara Não Tem Nome e Vanessa de Michelis apresentaram na coletiva trabalhos feitos durante dezesseis semanas de experimentação e pesquisa, sob a curadoria de Fernando Velázquez.

A mostra fica aberta àvisitação gratuita e ocupa a galeria principal, o porão, a laje e outros espaços do Red Bull Station, localizado no centro da cidade de São Paulo.

Visitors - Lifestyle

Os seis artistas foram selecionados por Fernando Velazquez, pela curadora e artista Giselle Beiguelman e pela arte educadora e artista Sandra Cinto. Entre os critérios adotados pelo júri estão a capacidade do grupo de relacionamento com a arquitetura do prédio, com o entorno e, sobretudo, com a possibilidade de articular processos criativos colaborativos. Confira fotos da mostra:

Ícaro Lira Museu do Estrangeiro 2014-2015
Ícaro Lira
Museu do Estrangeiro 2014-2015
Ícaro Lira Museu do Estrangeiro 2014-2015
Ícaro Lira
Museu do Estrangeiro 2014-2015
Ícaro Lira Museu do Estrangeiro 2014-2015
Ícaro Lira
Museu do Estrangeiro 2014-2015
Pedro Cappeletti Linha d'Agua, 2015
Pedro Cappeletti
Linha d’Agua, 2015
Pedro Cappeletti Filtro, 2015
Pedro Cappeletti
Filtro, 2015
Lot Amorós Graus de Liberdade, 2015
Lot Amorós
Graus de Liberdade, 2015
Lot Amorós Sem Título, 2015
Lot Amorós
Sem Título, 2015
Lot Amorós Desativação, 2015
Lot Amorós
Desativação, 2015
Sara Não Tem Nome Instalação Ω III, 2015
Sara Não Tem Nome
Instalação Ω III, 2015
Sara Não Tem Nome Instalação Ω III, 2015
Sara Não Tem Nome
Instalação Ω III, 2015
Sara Não Tem Nome Sem Título, 2015
Sara Não Tem Nome
Sem Título, 2015
Cezar Sperinde You, Me, and RGB, 2015
Cezar Sperinde
You, Me, and RGB, 2015
Cezar Sperinde Brasilar, 2015
Cezar Sperinde
Brasilar, 2015
Cezar Sperinde You, Me, and RGB,  530 ohms, 2015
Cezar Sperinde
You, Me, and RGB,
530 ohms, 2015
Vanessa de Michelis Estudo em PVC para Ruido Amarelo, 2015
Vanessa de Michelis
Estudo em PVC para Ruido Amarelo, 2015
Vanessa de Michelis e Andreas Trobollowitsch Limite, 2015
Vanessa de Michelis e Andreas Trobollowitsch
Limite, 2015
Vanessa de Michelis Sobre Privilégios, 2015
Vanessa de Michelis
Sobre Privilégios, 2015

Fotos: Lost Art/ Red Bull Content Pool

Residência Artística

11ª Residência Artística: artistas selecionados

10mai

por Red Bull Station

O Red Bull Station agradece a todos os artistas e coletivos que se inscreveram para a 11ª edição do programa de Residência Artística. Ao todo, foram 648 inscritos, sendo 591 brasileiros e 57 estrangeiros. Os seis novos residentes foram selecionados por um júri formado por Lucas Bambozzi, Renan Araujo e pelo curador da residência, Fernando Velázquez. Os artistas passam a ocupar os ateliês a partir de Julho de 2015, e permanecem durante 16 semanas.

Statement do Júri:

No processo de seleção para a 11ª Residência Artística do Red Bull Station buscou-se compor um conjunto que pudesse refletir uma diversidade de abordagens estéticas e de processos artísticos. As escolhas foram feitas assim evitando-se qualquer tipo de hierarquização com relação às mídias utilizadas, linguagens e suportes materiais ou imateriais dos trabalhos apresentados pelos artistas. Aliados a esses parâmetros, consideramos também o momento específico da carreira dos artistas, a perspectiva de que a residência possa fazer diferença no percurso de cada candidato e na formação de um ambiente produtivo entre os contemplados.

Outra preocupação foi a de procurar um equilíbrio com relação à diversidade geográfica, o que consideramos atingido pelo menos parcialmente, após os esforços nesse sentido.

Durante a avaliação colocamos foco em primeira instância no portfólio e no potencial de expansão das pesquisas, tópicos equacionados a todo momento com o currículo e as respostas fornecidas na ficha de inscrição.

Diante dessas premissas e procedimentos, após avaliarmos com toda atenção o conjunto de artistas inscritos e portfolios apresentados, e em virtude das produtivas discussões e ponderações ao longo do processo, chegamos assim aos resultados finais da presente seleção.

São Paulo, 05 de maio de 2015
Fernando Velázquez, Lucas Bambozzi, Renan Araujo

É com grande prazer que comunicamos os selecionados para a 11ª Residência Artística do Red Bull Station:

CYNTHIA MENDONÇA (RJ)
JANAINA WAGNER (SP)
JULIO PARENTE (RJ)
MARTIN REICHE (Berlim)
MAURA GRIMALDI (SP)
TOMAZ KLOTZEL (RS)

____

Atualizado em 19 de Maio de 2015:

Parabenizamos a artista Cynthia Mendonça, que paralelamente à seleção da 11ª Residência Artística do Red Bull Station foi selecionada para desenvolver um projeto de longo prazo no exterior. Em virtude deste acontecimento e para ir de encontro aos critérios pré-estabelecidos durante o processo seletivo, o júri escolheu, dentre os suplentes, o artista Antônio Ewbank (SP).

Residência Artística

Vídeo: conheça as pesquisas dos artistas em residência

06mai

por Red Bull Station

Nesta série de 6 vídeos individuais, os artistas da 10ª Residência Artística formada por Cezar Sperinde, Ícaro Lira, Lot Amorós, Pedro Cappeletti, Sara Não tem Nome e Vanessa de Michelis apresentam seus trabalhos em processo.

_Cezar Sperinde

_Ícaro Lira

_Lot Amorós

_Pedro Cappeletti

_Sara Não Tem Nome

_Vanessa de Michelis

 

Residência Artística

Fotos | Ateliê Aberto 10ª Residência Artística

05mai

por Red Bull Station

Os artistas em residência Cezar Sperinde, Ícaro Lira, Lot Amorós, Pedro Cappeletti, Sara Não tem Nome e Vanessa de Michelis abriram as portas de seus ateliês no último sábado (25/abril) e conversaram com o público sobre suas pesquisas e trabalhos que vêm desenvolvendo durante a 10ª Residência Artística do Red Bull Station, sob curadoria de Fernando Velázquez.

lifestyle IA_150425_RBSTATION_005 portrait portrait  IA_150425_RBSTATION_010   detail IA_150425_RBSTATION_016 IA_150425_RBSTATION_017 IA_150425_RBSTATION_018  IA_150425_RBSTATION_025   performance IA_150425_RBSTATION_039  IA_150425_RBSTATION_045 venue  IA_150425_RBSTATION_032
lifestyle IA_150425_RBSTATION_553   detail IA_150425_RBSTATION_1268 IA_150425_RBSTATION_1278  IA_150425_RBSTATION_1296 IA_150425_RBSTATION_1350 IA_150425_RBSTATION_1351 IA_150425_RBSTATION_1386 IA_150425_RBSTATION_1398 IA_150425_RBSTATION_1438
FOTOS: Lost Art/Red Bull Content Pool
Residência Artística

Edital 11ª Residência Artística – Perguntas frequentes

21abr

por Red Bull Station

Como o júri seleciona os residentes? Quem pode se inscrever? Coletivo pode? Banda pode? Tenho que enviar um projeto? O que coloco no meu portfólio?

Pedimos para o curador Fernando Velázquez responder as perguntas mais frequentes sobre o edital da 11ª Residência Artística, que se encontra aberto para inscrições até dia 25 de Abril, confira:

O que é a Residência Artística do Red Bull Station? É uma plataforma permanente que incentiva e apoia a formação e produção de arte contemporânea. Com duração de dezesseis semanas corridas, o projeto conta com duas exposições – uma no início, na Galeria Transitória, e outra ao final da residência, na galeria principal – e oferece também uma programação paralela, com encontros, palestras, oficinas, leituras de portfólio, ateliê aberto e o acompanhamento do curador Fernando Velázquez.

Nesta próxima edição, que acontece de julho a outubro de 2015,  o projeto mantém a escolha de seis artistas residentes, sendo uma vaga dedicada um artista estrangeiro e maior aporte financeiro para quem não mora em São Paulo. “Durante a seleção, procuramos dar conta de um amplo espectro de pesquisas, tanto de linguagens, como de técnicas e temáticas, além de apostarmos em um grupo aberto ao diálogo e as trocas entre si”, ressalta o curador.

 

Residência Artística

Edital 11ª Residência Artística

20abr

por Red Bull Station

Estão abertas as inscrições para a próxima edição da Residência Artística, prevista para acontecer de julho a outubro deste ano. Os seis novos residentes serão selecionados por um juri formado pelos curadores Fernando Velázquez e Renan Araujo, e pelo artista Lucas Bambozzi. O edital se estende até 25 de Abril (23h59 – horário de Brasília) e o resultado será comunicado em 10 de Maio.

Residência Artística do Red Bull Station é uma plataforma permanente que incentiva e apoia a formação e produção de arte contemporânea. Com duração de dezesseis semanas corridas, o projeto conta com duas exposições  – uma no início, na Galeria Transitória, e outra ao final da residência, na galeria principal – e oferece também uma programação paralela, com encontros, palestras, oficinas, leituras de portfólio, ateliê aberto e o acompanhamento do curador Fernando Velázquez. 

Inscrições 
Application
Inscripciones