Blog da Residência

Mike Pelletier

19fev

por Red Bull Station

Mike Pelletier é um artista digital que trabalha nos domínios do digital, instalações interativas, modificações em videogames e animação 3D. Ele já trabalhou no Banff Centre, no Fablab Amsterdam e atualmente no Random Studio Amsterdam. Vive e trabalha em Amsterdã, Holanda.

O artista está presente na exposição Adrenalina – a imagem em movimento no século XXI com duas obras:

Parametric Expression é um filme de animação em 3D que trabalha com as emoções como um conjunto de parâmetros técnicos que podem ser repetidos, transferidos, manipulados, e finalmente, transgredidos. A animação explora o conceito do “vale da estranheza”*. Nossos cérebros parecem estar preparados de forma inata para a percepção de faces, isso faz com que quando algo escapa da norma provoque uma forte reação negativa. Parametric Expression na busca da beleza sublime incorpora o erro e o sentimento desagradável sugerido pelo fenômeno do “vale da estranheza” como estratégia

*O vale da estranheza (em inglês: uncanny valley) é uma hipótese no campo da robótica1 e da animação 3D2 3 que diz que quando réplicas humanas se comportam de forma muito parecida – mas não idêntica- a seres humanos reais, elas provocam repulsa entre observadores humanos. (fonte: wikipedia)

Mike Pelletier | Parametric Expression, 2013 (still frame)
Mike Pelletier | Parametric Expression, 2013 (still frame)

Time of Flight é um filme de animação em 3D que interpreta o corpo humano a partir da tradução de dados reais capturados digitalmente partir de um kinect*.  O filme é formado por uma série de cenas abstratas, em que retratos escaneados em 3D são distorcidos, manipulados e alterados, tornando irreconhecível a sua essência . Em Time of Flight o artista usa uma técnica de escaneamento com o dispositivo Kinect. A trilha original é de Arjen Jongeneel.

*Dispositivo desenvolvido pela Microsoft para o console de videogame Xbox que permite o saneamento 3d.

Mike Pelletier | Time of flight, 2014 (still frame)
Mike Pelletier | Time of flight, 2014 (still frame)

SITE