Arte

Saiba tudo sobre a Foto_Invasão 2018

04mai

por Red Bull Station

De 18 a 26 de maio, o prédio do Red Bull Station será tomado por trabalhos de fotógrafos amadores e profissionais e coletivos de fotografia em mais uma edição da Foto_Invasão, que pela primeira vez está aceitando o envio de projetos de instalação. “Um dos diferenciais da edição de 2018 para a edição anterior é a convocatória para as Instalações. Em 2016 os participantes foram convidados pelos curadores, e agora todos podem inscrever-se”, conta Ignacio Aronovich, um dos curadores do evento.

Mais do que uma reunião de instalações, exposições e venda de prints, a Foto_Invasão é um grande encontro de amantes e simpatizantes da fotografia. “É uma experiência sensorial, uma busca por novas expressões através da fotografia”, explica Aronovich, que é jornalista, fotógrafo e criador do coletivo Lost Art ao lado de Louise Chin, com quem idealizou a Foto_Invasão. “A plataforma é voltada para a imagem em todas as suas formas e suportes e visa incentivar a criatividade, valorizar a expressão pessoal e proporcionar experiências singulares aos participantes. Queremos estimular a produção independente, descobrir e divulgar novos talentos.”

Para quem se interessar em fazer parte dessa manifestação cultural, Ignacio avisa: “É importante uma proposta com uso criativo do espaço e que proporcione uma experiência ao visitante. Fugir do formato tradicional de “cubo branco” de uma galeria é um bom ponto de partida.”

A primeira edição da Foto_Invasão foi realizada em 2016 no Red Bull Station, com uma exposição coletiva, performances, projeção fotográfica, intervenções urbanas, venda de prints e objetos fotográficos, rodas de conversa sobre fotografia e oito instalações criadas pelos coletivos C.H.O.C. Documental, Dysturb (FRA), LigaLight, Mamana, Remirar, Rolê e R.U.A, além do próprio Lost Art de Aronovich com o projeto “Medo”, que pode ser revisitado no vídeo abaixo.

 

Coordenando tudo isso ao lado de Aronovich estão outros quatro curadores vindos de universos distintos, todos ligados à produção fotográfica e artística: a fotógrafa e editora de fotografia Cris Veit, a fotógrafa e jornalista Louise Chin, a editora de fotografia Clelia Bailly e o curador do Red Bull Station Fernando Velázquez.

Este ano, além da ocupação dos ateliês com instalações fotográficas, o evento terá ainda a tradicional feira de objetos fotográficos, projeção de fotografias e palestra. Confira abaixo a programação completa.

FEIRA

19 DE MAIO // 11h às 22h – 20 DE MAIO // 11h às 20h

FEIRA DE FOTOGRAFIAS – Mais de 30 fotógrafos levam trabalhos selecionados para exposição e venda no local.

>> Local: Galeria Principal

WORKSHOP

18 DE MAIO // 10h – 18h

REUNIÃO DE FAMÍLIA: NARRATIVAS EM FOTOLIVRO, COM CRIS VEIT E CLELIA BAILLY – ​Neste workshop ministrado pelas editoras de fotografia Cris Veit e Clelia Bailly, o objetivo dos participantes é criar uma narrativa e, posteriormente, um fotolivro físico a partir de fotos extraídas de álbuns de família. Cada participante deve trazer no mínimo 20 e no máximo 50 fotos (impressas ou digitalizadas).

>> 12 vagas | Local: Auditório

EXPOSIÇÃO

19 A 26 DE MAIO

LAR – Juntando os trabalhos de quatro artistas — “Entre”, de Ana Rodrigues, “Gaveta”, idealizado por Leo Drumond e Natalia Martino (Projeto Estrela), com fotos de André Gustavo e Ernani Paulo e “Valéria”, de Jair Bortoleto –, a exposição “Lar” pretende revelar o próprio significado desta palavra: entornos físicos e psicológicos que abrigam nossos pertences e expõem nossa memória.

>> Local: Galeria Transitória

PALESTRA

23 DE MAIO // 20h

TRANSIÇÃO DA FOTO PARA O VÍDEO E SEUS DESDOBRAMENTOS – Nesta palestra, o jornalista, fotógrafo e cineasta João Wainer — diretor, entre outros, do filme “Pixo” e de videoclipes para artistas como Emicida –, traça um histórico a respeito da transição da fotografia still para o vídeo e aborda técnicas criativas para se contar uma boa história.

>> 100 pessoas | Local: Auditório

PERFORMANCE

19 E 20 DE MAIO // 16h – 16h30

CONCHA PARA CAVALOS, DE FABIA KARKLIN – A performance audiovisual “Concha para Cavalos” constitui-se pela projeção e produção ao vivo de imagens ampliadas de sementes coletadas durante caminhadas pela cidade.

>> Local: Auditório

PROJEÇÕES

19 E 20 DE MAIO

PROJEÇÕES DE FOTOS – No sábado e domingo, haverá a projeção das fotos selecionadas através da convocatória aberta da Foto_Invasão. Nos dois dias, a projeção acontece no Auditório, nos intervalos da programação e, no sábado (19), também acontece na Laje, das 19h às 22h.

>> Local: Auditório e Laje

INSTALAÇÕES

19 A 26 DE MAIO

INSTALAÇÕES FOTOGRÁFICAS NOS ATELIÊSCinco artistas selecionados via edital expõem seus trabalhos nos ateliês durante a Foto_Invasão 2018. São eles: Alessandro Celante, com “Máscaras Impermanentes” Flavio Samelo, com “par sepfinrbs”; Mauricio Virgulino, com “Me Fere”; Patricia Montrase, com “Fuga”; e Tommaso Protti, com “Tá Cheio”.

>> Local: Ateliês