Data e horário

Sábado, 30/05/2015

sábado • 16H30 - 18H30

Local

Auditório

Ingresso

Gratuito

Todo último sábado do mês recebemos uma comunidade de slam – movimento artístico e performático de encontros e competições de poesia falada – para realizar seu torneio de poetry slam no Red Bull Station.

Neste mês teremos a participação do Projeto Praga, uma iniciativa de ocupação de espaços a partir da propagação e promoção da arte poética, com o intuito de espalhar a poesia e incitar a experimentação artística e o livre pensar. Para isso conta, em suas ações, com o Sarau da Praga, itinerante em locais (geralmente públicos) onde é convidado ou acha convidativo.

O projeto Praga conta também com a realização do programa Ninguém Lê, que discute e distribui mensalmente um livro da literatura contemporânea que circula pelos saraus. Há ainda a distribuição de cartões postais com poemas, com mais de 1000 exemplares por mês. É um aglomerado de ideias, sempre aberto a quem possa se identificar, não configurando um coletivo fechado em si, mas sim uma junção de experiências e vontades de intervir e ocupar rotinas e espaços.

O Poetry Slam é uma prática artística e performática que tem em sua base várias regras: envolvem a performance e poesia original dos seus participantes; tempo limitado de 3 minutos para as suas apresentações; um público como júri que pontua cada apresentação de 0 a 10; a ausência de música e acessórios e a atribuição de prémios simbólicos no final. Não existem estilos ou temas adequados, existem várias linguagens possíveis, que variam com a diversidade dos participantes que fazem parte deste movimento.

A curadoria do Sófálá é de Emerson Alcalde, ator e artista slammer.

O vencedor de cada edição do Sófálá gravará uma poesia no Red Bull Studio São Paulo e ao final do ano lançaremos uma coletânea com todos os vencedores.