Data e horário

Quinta, 15/10/2015

quinta • 20H - 22H

Local

Auditório

Ingresso

Gratuito

Ao contrário do que diz o senso comum, as grandes cidades contemporâneas não se resumem ao anonimato, desencontros e individualismo. Neste encontro promovido pelo Red Bull Basement, o antropólogo urbano José Guilherme Magnani propõe um novo olhar sobre a metrópole, tornando possível identificar espaços de troca e trajetos compartilhados. Para isso, é preciso substituir um olhar “de fora e de longe” por um “de perto e de dentro, próprio do enfoque etnográfico.

Magnani é professor titular do Departamento de Antropologia da USP. Autor de Festa no Pedaço: cultura popular e lazer na cidade;  Da Periferia ao Centro: trajetórias de pesquisa em Antropologia Urbana  e co-organizador de Na Metrópole: textos de Antropologia Urbana. Artigos: “Anthropology between heritage and museums”. (Vibrant – ABA); “O circuito: proposta de delimitação da categoria.” (Ponto.Urbe). É coordenador do Núcleo de Antropologia Urbana e da revista PONTO.URBE.

O Red Bull Basement é um programa de produção, pesquisa e difusão de projetos que exploram formas colaborativas de experimentação com mídias digitais. Com curadoria de Gisela Domschke, a primeira turma de residentes é formada por cinco desenvolvedores de tecnologia. De setembro ao final de novembro, eles criarão no Red Bull Station projetos experimentais que buscam melhorias para o espaço urbano e para o cotidiano na cidade.