Data e horário

Quinta, 21/07/2016

quinta • 20H - 22H

Local

Auditório

Ingresso

Entrada gratuita; retirada de ingressos a partir das 19h.

Projeção de curta-metragens de Kika Nicolela — confirme presença aqui. Artista e curadora independente, Kika usa a câmera como ferramenta para provocar situações, relações e comportamentos. Serão exibidos os filmes:

“Actus” (2010, 17 min) – Em um plano-sequência, o curta mostra um casal preso numa rotina bizarra. Com performance de Caco Ciocler e Paula Picarelli, e música de Natália Mallo.

“Don’t” (2010, 5 min) – O filme desafia e perturba o sentido de autoridade e questiona as regras e limitações impostas às gravações em público.

“Entrementes” (2016, 13 min) – O filme apresenta um corpo feminino que dialoga com o espaço e a história do Museu Judeu da Bélgica, local que atualmente aguarda sua destruição e reconstrução. Utilizado como prisão pelos nazistas, o museu foi recentemente alvo de um
atentado terrorista. Com performance de Anna Tenta e música de Gauthier Keyaerts.

“What do You Think of Me?” (2009, 16 min) – Durante uma residência artística na Finlândia, a artista convida visitantes de uma galeria a gravá-la com uma câmera e a descrevê-la em finlandês.

Sobre Kika Nicolela

Bacharel em cinema pela USP e mestre em artes visuais pela Universidade de Artes de Zurique, Kika já participou de mais de uma centena de exposições individuais e coletivas em mais de 30 países com vídeo-projeções, instalações e fotografias. Entre os espaços em que já expôs, destacam-se o MASP (São Paulo), Museu de Arte Moderna da Bahia (Salvador), Museu Ludwig (Colônia), GL Strand (Copenhagen), Museu de Arte Moderna (Buenos Aires), Parc de la Vilette (Paris), Loop Gallery (Seul) e TPW Gallery (Toronto). Entre os principais prêmios recebidos, podem ser citados o Melhor Video no FIVA Festival Internacional de Videoarte (Buenos Aires, 2012), Prêmio Funarte de Arte Contemporânea (2011), Prêmio Mostras de Artistas no Exterior da Fundação Bienal (2010) e Melhor Video no festival Videoformes (Clermont-Ferrand, 2007). Foi também indicada ao EXTRACT Young Art Prize (Dinamarca) em 2014. Como curadora, Kika Nicolela desenvolveu programas de vídeo para diversos festivais e instituições internacionais.