Data e horário

18/03/2015 - 19/03/2015

19H - 23H

Local

Auditório

Ingresso

Gratuito
15 vagas

Ministrada pelo artista Henrique Roscoe (VJ 1mpar), esta oficina integra a programação paralela da exposição Adrenalina, que oferece atividades como workshops, palestras e performances que conversam com a mostra.

O objetivo deste programa é ensinar aos participantes como construir instrumentos e controladores midi utilizando interfaces customizadas. Essas interfaces utilizam sensores, botões, faders e outros que são ligados ao computador por meio de uma placa que converte o sinal em midi, e pode controlar qualquer programa que aceite parâmetros midi. Esses controladores têm baixo custo e a vantagem de serem construídos para necessidades específicas dos artistas.

Serão exibidos alguns instrumentos e controladores criados pelo artista, os programas que fazem a interface analógica / digital, e, a partir de idéias dos alunos, serão construídos 5 controladores simples (um para cada dupla de alunos).

Temas abordados:
1. Ensinar aos artistas como desenvolver interfaces DIY para controlar programas de edição em tempo real.
2. Mostrar as possibilidades do Arduino no desenvolvimento de projetos
3. Como fazer um controlador que atenda às necessidades específicas de cada artista
4. Software usados para converter os dados de entrada e softwares que podem ser controlados por estas interfaces
5. Uso de sensores como variáveis para alterar parâmetros nos programas

Público alvo: músicos, performers, artistas audiovisuais interessados em desenvolver instrumentos personalizados para suas apresentações
Material do aluno: laptop
Exemplos de Interfaces produzidas pelo artista:

– Instrumento para tocar a performance ‘Aufhebung’, do projeto a/v HOL
– Therementos – Instrumento a/v simulando um Theremin, que controla áudio e vídeo através de sensores:

Os interessados em participar devem enviar uma carta de intenção de um parágrafo para o email station@redbull.com.br com o assunto “workshop 1mpar” até terça 17 de Março.  A seleção será feita pelo ministrante e os participantes escolhidos serão comunicados no dia 18 de Março, por email. ,