Arte

Estão abertas as inscrições para a OCUPAÇÃO #6

02set

por Red Bull Station

[CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE PARA A OCUPAÇÃO #6]

Entre os dias 25 de outubro a 30 de novembro de 2019, acontece no Red Bull Station a sexta edição da OCUPAÇÃO, programa que leva artistas e coletivos para ocuparem os ateliês do prédio a fim de inspirar, conectar e transformar a energia criativa da cidade. Pela terceira vez no ano, o espaço de compartilhamento, vivência e intercâmbio de experiências e saberes abre novamente suas portas e dessa vez oferece quatro vagas para coletivos, grupos de estudos, criativos, gestores e/ou produtores culturais que possuam as suas criações direcionadas para o campo de Danças Urbanas ocuparem o edifício.

[CLIQUE AQUI PARA LER A CONVOCATÓRIA COMPLETA]

As inscrições para a OCUPAÇÃO #6 acontecem de 2 a 30 de setembro de 2019 e já podem ser feitas aqui. A seleção dos ocupantes será realizada de forma horizontal por parte da equipe do Red Bull Station, visando contemplar um grupo heterogêneo de participantes e projetos. Os selecionados devem ser atuantes nos campos das Danças Urbanas e seus nomes serão divulgados em 11 de outubro de 2019. Ao longo das cinco edições do programa, 23 selecionados puderam utilizar não só o espaço individual, mas também outros espaços do prédio.

Workshop de dança ocupa a laje do Red Bull Station. Crédito: Patrícia Araújo.
Workshop de dança ocupa a laje do Red Bull Station. Crédito: Patrícia Araújo.

Fizeram parte da OCUPAÇÃO #1 os projetos AddWomenCHRUAColetivo Ouvidor 63Coletivo Abebé e Drag Therapy. “É muito importante poder dividir as dificuldades sobre o projeto e ter o suporte dessa equipe que tanto faz para evoluirmos ainda mais nossas ideias e ações”, conta Flavia Redivo, do Coletivo Ouvidor 63.

Coletivo MagentaFestival A Todo VaporFilipe Grimaldi e Phenomenal Creative ocuparam o Red Bull Station na segunda edição da OCUPAÇÃO. “O programa ajudou na divulgação do meu projeto, além de oferecer espaço para eu apresentar meu trabalho”, diz Filipe Grimaldi. Para o músico e produtor Rafael Lopes, do Festival A Todo Vapor, o prédio foi fundamental como espaço físico de convergências. “Durante a ocupação, foi ali que o festival encontrou seu QG.”

Phenomenal Creative. Crédito: Felipe Gabriel.
Phenomenal Creative. Crédito: Felipe Gabriel.

Os participantes da OCUPAÇÃO #3 foram Aprendendo a ErrarCoralinaJulie Dias e Maternativa. “O encontro com os demais ocupantes, as conversas com a equipe do Red Bull Station, as pontes criadas com novos contatos tudo fez a nossa produtividade acelerar”, conta Ana Laura Castro, uma das sócias da Maternativa. Caique Poi, do Coletivo Aprendendo a Errar, completa: “Sentimos aqui dentro uma “atmosfera de viabilidade”, pois com o suporte que temos, conseguimos concretizar as nossas ideias.”

A OCUPAÇÃO #4 contou com a participação do AfrolabColetivo Lab 63Mag Magrela e Luísa EstanislauProdução Preta e Nazuri. “Ter um espaço que nos deu a oportunidade e a liberdade de colocar em prática tudo que planejamos, desde oficinas à rodas de conversa, foi extremamente importante para nós”, afirma Anderson Pereira Alves, da Produção Preta. “A participação na OCUPAÇÃO permitiu um aprofundamento na pesquisa de campo e nos deu foco de uma forma única, num tempo curto e em um espaço energeticamente intenso”, completa Mag Magrela.

Batekoo, Coletivo Coletores, Lab Desencanto, Sociedade Brasileira de Colagem e a performer Val Souza foram os participantes da OCUPAÇÃO #5. “O Red Bull Station é um espaço que agrega e faz com que nosso trabalho tenha maior visibilidade e alcance mais pessoas”, reflete Mateus de Souza, um dos membros criadores do Coletivo Coletores. “Ocupar artisticamente este local ajuda na construção de ideias, projetos e formas de fazer essa ligação sem abandonar as ideias iniciais e de onde viemos”.

[CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE PARA A OCUPAÇÃO #6]