Durante o ano de 2018, o Red Bull Station realizou três edições da OCUPAÇÃO, programa que leva artistas e coletivos para ocuparem os ateliês do prédio a fim de inspirar, conectar e transformar a energia criativa da cidade. Em 2019, o espaço de compartilhamento, vivência e intercâmbio de experiências e saberes abre novamente suas portas e oferece cinco vagas para artistas, coletivos, grupos de estudos, criativos, gestores e/ou produtores culturais ocuparem o edifício de 20 de fevereiro a 20 de março.
As inscrições para a OCUPAÇÃO #4 acontecem de 20 de dezembro de 2018 a 20 de janeiro de 2019 e já podem ser feitas aqui. A seleção dos ocupantes será realizada de forma horizontal por parte da equipe do Red Bull Station, visando contemplar um grupo heterogêneo de participantes e projetos. Os selecionados devem ser atuantes nos campos de arte urbana, design e inovação social e seus nomes serão divulgados em 1º de fevereiro de 2019.
[CLIQUE PARA LER A CONVOCATÓRIA COMPLETA]
As duas primeiras edições do programa OCUPAÇÃO, que aconteceram respectivamente de 01 a 28 de fevereiro e de 12 de junho a 12 de julho de 2018, receberam mais de 360 projetos. De 5 de outubro a 13 de novembro, foi realizada uma terceira edição do programa, revisitando projetos que passaram pelos dois editais. Ao todo, 13 selecionados puderam utilizar não só o espaço individual, mas também outros espaços do prédio.

Fizeram parte da OCUPAÇÃO #1 os projetos AddWomen, CHRUA, Coletivo Ouvidor 63, Coletivo Abebé e Drag Therapy. “É muito importante poder dividir as dificuldades sobre o projeto e ter o suporte dessa equipe que tanto faz para evoluirmos ainda mais nossas ideias e ações”, conta Flavia Redivo, do Coletivo Ouvidor 63.
Coletivo Magenta, Festival A Todo Vapor, Filipe Grimaldi e Phenomenal Creative ocuparam o Red Bull Station na segunda edição da OCUPAÇÃO. “O programa ajudou na divulgação do meu projeto, além de oferecer espaço para eu apresentar meu trabalho“, diz Filipe Grimaldi. Para o músico e produtor Rafael Lopes, do Festival A Todo Vapor, o Red Bull Station foi fundamental como espaço físico de convergências. “Durante o mês da ocupação, foi ali que o festival encontrou seu QG.”

Os participantes da OCUPAÇÃO #3 foram Aprendendo a Errar, Coralina, Julie Dias e Meternativa. “Rolou muita apreensão sobre sermos realmente capazes de atingir as expectativas sobre o que nos proporiam e eu fico muito feliz em perceber o quanto evoluímos durante esse período”, explica Ana Luiza Meigger, criadora do projeto ao lado da sócia Júlia Vianna. “Sem esse apoio talvez não tivéssemos enxergado o potencial do nosso trabalho e quão capazes somos.”