Arte

Entrevista com Edith Derdyk

16dez

por Red Bull

A artista plástica, educadora e ilustradora Edith Derdyk ministrará workshop no Red Bull Station no qual se propõe a observação de um olhar que opera entre os campos da palavra e da imagem. Tema relacionado ao trabalho e pesquisa da artista. Conversamos com ela sobre seu processo criativo, sua forma de ver e viver a arte e a proposta do curso que acontece dias 4 e 5 de Novembro:

Você explora várias linguagens – desenho, gravura, livro de artista, instalações, vídeo, fotografia – como aconteceu esse percurso?

O desenho sempre foi a matriz de meu percurso poético, espécie de plataforma para a captura do pensamento e projeções para ações no mundo. O desenho, pela sua natureza específica, é a linguagem que transita em todas as áreas do conhecimento – arte, ciência, técnica. A transitividade dessa me conduziu para a pesquisa e experimentação das interfaces, dos limites e contágios, da fricção entre as distintas materialidades, procedimentos e linguagens.

O diálogo entre a palavra e a imagem aparece frequentemente. Como esses dois universos se manifestam em sua produção?

O espaço entre a palavra e a imagem é uma questão constitutiva da natureza da palavra e da imagem. O desenho é a intersecção entre esses campos, pois tanto a palavra quanto a imagem se originaram do desenho, que ainda mantém um parentesco com a escrita e com o pensamento visual.

Além da arte ser para você uma forma de se expressar, você a enxerga também como um meio de aprendizagem, correto? Pode falar um pouco disso?

A arte pode ser considerada, do ponto de vista da educação, como o lugar natural e potente para acordar os sentidos, fundamental para a inteligibilização da sensibilidade e a sensibilização da inteligência. Arte é linguagem, é conhecimento, é aventura perceptiva que agrega saberes.

Qual a importância da pesquisa no processo criativo de um artista?

O processo criativo é fundante e fundamental para a aventura humana. É questão de sobrevivência da espécie. Ativar procedimentos criativos estabelece um vínculo profundo e estrutural com a existência, sob todos os aspectos. Se forçarmos
o território da arte, que existe porque existem artistas, e artistas existem porque existem pessoas, a questão da criação se torna matéria substantiva, que se coloca em movimento…

O workshop chama-se “escrituras do olhar: espaço entre a palavra e a imagem”. Pode discorrer brevemente sobre o tema?

O olhar é o espaço que opera entre a natureza da palavra e a natureza do imagem. O olhar é a linha que intersecta, conecta, costura, refaz, relaciona, associa, desfaz, aproxima ou distancia esses dois campos que são ativados de maneira que se coloca esta questão: “como das palavras nascem imagens e das imagens nascem palavras”.

Qual a proposta do curso? O que você espera dos participantes?

A proposta deste encontro é justamente potencializar o espaço de contágio e rotação que existe entre a natureza da palavra e da imagem. Para isso, iremos motivar procedimentos, proposições, reflexões e projeções através de textos e imagens, para agenciarmos produções poéticas.

O WORKSHOP:

Estes encontros terão como foco a observação de um olhar que opera entre a palavra e a imagem. O ponto de partida será sempre a leitura de alguns fragmentos de livros, tais como: Palomar, de Ítalo Calvino; A paixão segundo G.H., de Clarice Lispector; O partido das coisas, de Francis Ponge e Livro de Areia, de J.L.Borges; e poemas de João Cabral de Melo Neto. São textos que estimulam algumas motivações e formulações poéticas, anunciando possibilidades de construção do olhar como gerador de múltiplos significados. O workshop pretende proporcionar um trânsito entre distintas técnicas, linguagens, recursos e procedimentos gráficos: desenho, fotografia, poesia visual, colagem, vídeo, livro de artista.

PARA PARTICIPAR:

Os interessados devem enviar até 24 de Outubro uma carta de intenção de no máximo um parágrafo descrevendo o interesse em fazer este curso e um breve histórico sobre sua formação. Para: station@redbull.com.br com o assunto “Inscrição para workshop”. Serão selecionados 20 participantes. O resultado será divulgado dia 28 de Outubro. Workshop gratuito.