Arte

Conheça os selecionados para a OCUPAÇÃO #4

06fev

por Red Bull Station

A OCUPAÇÃO é um programa do Red Bull Station que busca inspirar, conectar e transformar a energia criativa da cidade de São Paulo. O espaço de compartilhamentos, vivências e intercâmbios de experiências e saberes chega a sua quarta edição com mais de 200 projetos inscritos. Por meio de um processo de escolha horizontal, feito com parte da equipe do Red Bull Station, além dos participantes de edições passadas do programa Thays Borges, Charles Borges e Filipe Grimaldicinco desses projetos foram selecionados:

• Afrolab •

Apoiar, promover e impulsionar o afro empreendedorismo no Brasil, por meio da oferta de conhecimento e capacitação com foco em inovação e inventividade. Esse é o objetivo do AFROLAB, programa idealizado pela Feira Preta, que conta com atividades de autoconhecimento, ciclos de imersão criativa, aprendizagem, cursos e workshops.

• Coletivo Lab63 •

O Coletivo Lab63 explora novas maneiras de interagir com a cidade e o espaço público. O próximo passo do projeto, além de realizar workshops de projeção mapeada, é produzir um podcast sobre novas mídias, projeção e video-arte, com artistas, professores e especialistas que usam essas mídias para interagir com o espaço urbano.


Visualizar esta foto no Instagram.

Uma publicação compartilhada por Lab Novas Mídias (@labnovasmidias) em

• Mag Magrela e Luísa Estanislau •

Projeto criado pela grafiteira Mag Magrela, que desde de 2007 espalha seus trabalhos pelas cidades, sobretudo nas ruas de São Paulo. Atualmente, ela também desenvolve uma pesquisa em parceria criativa com a arquiteta, pesquisadora e realizadora cultural Luísa Estanislau, para elaborar narrativas que serão pintadas em azulejos, como uma forma de gerar conexão, inspiração, autoconhecimento e acolhimento através da exposição de processos criativos e histórias sinceras de artistas que enfrentaram seus medos e inseguranças.

Crédito: Mag Magrela.
Crédito: Mag Magrela.

 

• Nazuri •

Entender-se culturalmente num ambiente colonizado é uma tarefa individual que tem força para mudar coletivos e preconceitos disseminados que se baseiam em total ignorância do assunto. “Nazuri: Em Preto e Amarelo” busca realizar um diálogo entre forma, estética e conteúdo das ancestralidades das mulheres preta e amarela, que mesmo vindas de culturas distintas, têm um propósito comum: a luta antirracista. Formado pela dupla Lya Nazura e Helena Sayuri, o projeto tem como objetivo pautar a produção do artista racializado, que enfrenta a tarefa contínua de se reconstruir enquanto compreende seu passado como bandeira de luta e mudança subversiva do presente, desmistificando a visão da tradição como algo estático.

Movimento Yellow Peril Supports Black Power é uma das inspirações da dupla. Crédito: Yellow Peril Supports Black Power.
Movimento Yellow Peril Supports Black Power é uma das inspirações da dupla. Crédito: Yellow Peril Supports Black Power.

 

• Produção Preta •

No Brasil, a maior parte da população desempregada atualmente é jovem e em sua maioria negro, seguido por LGBT+. Diante dessas estatísticas alarmantes, a Produção Preta elaborou uma oficina com atividades práticas e teóricas relacionadas ao Audiovisual e Empreendedorismo. O intuito das oficinas é capacitar, instruir e levar conhecimento para jovens e, mais do que isso, empoderá-los mostrando que é possível conhecer e vivenciar outros meios de profissão e desenvolvimento artístico.

 

 

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por PRODUÇÃO PRETA (@producaopreta) em

As duas primeiras edições do programa OCUPAÇÃO, que aconteceram respectivamente de 01 a 28 de fevereiro e de 12 de junho a 12 de julho de 2018, receberam mais de 360 projetos. De 5 de outubro a 13 de novembro, foi realizada uma terceira edição do programa, revisitando projetos que passaram pelos dois editais. Ao todo, 13 selecionados puderam utilizar não só o espaço individual, mas também outros espaços do prédio.

A OCUPAÇÃO #4 acontece de 20 de fevereiro a 20 de março.