Gastronomia

Coletivo P.U.R.A. realiza série de workshops

07mar

por Red Bull Station

No comando d’A Cafeteria do Red Bull Station desde abril de 2017, o Coletivo P.U.R.A. realiza no próximo sábado (10), das 15h às 16h30, um workshop sobre conservação de alimentos. A atividade é a primeira de uma série de três oficinas e a inscrição deve ser feita na hora. O valor do investimento é de R$15 e as vagas são limitadas.

O workshop apresenta um breve histórico sobre processos naturais de conservação de alimentos. “A conservação de alimentos surgiu com a civilização, quando o homem pré-histórico compreendeu que deveria guardar as sobras de alimentos dos dias de fartura, para os tempos de escassez”, explica Danilo Sakamoto, chefe de cozinha d’A Cafeteria. Na sequência, os participantes são convidados a acompanhar demonstrações práticas das técnicas e degustar os produtos artesanais apresentados durante a atividade.

“O foco da oficina é trazer informação, mostrar como podemos conservar os alimentos por mais tempo, torná-los mais nutritivos, saborosos e evitar o desperdício”, diz Danilo. “Vamos falar sobre técnicas de conservação de alimentos, a origem, os tipos, e degustar preparações que utilizam essas técnicas.”

O Coletivo P.U.R.A., idealizado pela dupla Maurício Muñoz (ex-Spot, Astor e Ritz) e Vinícius Rioli (Felix Bistrot) aposta em ingredientes mais orgânicos e menos industrializados, em um cardápio que muda de acordo com cada estação do ano. A proposta é aproximar os consumidores do alimento que está ali no prato.

“Quando um alimento está na época, aparece com qualidade e abundância no mercado. O produtor fica feliz em oferecer e nós felizes em preparar”, conta Danilo. “Para o cardápio de verão escolhemos pratos mais leves, e estamos aproveitando a oportunidade para comer, por exemplo, caju e figos frescos.”

Clique aqui e confira o cardápio completo e os horários de funcionamento d’A Cafeteria.