Tecnologia

2º Festival Red Bull Basement debate cidades e tecnologia neste sábado

28jul

por Red Bull Station

Em sua 2ª edição e com o tema “Reprogramando a Cidade”, o Festival Red Bull Basement acontece no próximo dia 20 de agosto, um sábado, com uma programação gratuita de palestras, oficinas e apresentações de projetos relacionados à tecnologia e espaço urbano no prédio do Red Bull Station, no centro de São Paulo.

Participantes em palestra na 1ª edição do festival, em 2015 | Foto: Fábio Piva / Red Bull Content Pool
Participantes em palestra na 1ª edição do festival, em 2015 | Foto: Fábio Piva / Red Bull Content Pool

Entre os assuntos que serão abordados no dia estão mobilidade urbana, cultura maker, economia circular e o conceito de cidades do futuro — pauta do discurso que abre o evento, a cargo de Frank Kresin, diretor de pesquisas do Waag Society, instituto holandês que desenvolve tecnologias para inovação social (conheça alguns de seus projetos). Defensor do compartilhamento de soluções como forma de melhorar a sociedade, Kresin falará sobre a ideia de cidades não só inteligentes, mas também sensíveis.

O tema volta ao debate em outro encontro, reunindo o chileno Tomás Vivanco (Fab Lab Santiago) e os brasileiros Ricardo Ruiz Freire (UFPE) e Heloísa Neves (We Fab), que falam sobre o conceito de cidades abertas e a possibilidade de uma governança mais democrática a partir da apropriação da tecnologia pelos cidadãos.

Além da programação de palestras e rodas de conversa, haverá espaço para quem quer pôr a mão na massa ou ver de perto iniciativas interessantes no universo da tecnologia e do faça-você-mesmo: o projeto de difusão de cultura hacker Café Reparo — que busca estimular a curiosidade sobre como as coisas funcionam, interrompendo o ciclo do descarte e lutando contra a obsolescência programada — realiza gratuitamente pequenos consertos de objetos no térreo do prédio, enquanto o makerspace recebe oficinas de solda e de arduíno, placa que permite a amadores e profissionais mexer com robótica e eletrônica.

O projeto Café Reparo na edição de 2015 do evento | Foto: Fábio Piva / Red Bull Content Pool
O projeto Café Reparo na edição de 2015 do evento | Foto: Fábio Piva / Red Bull Content Pool

No 2º andar, na Galeria Transitória, cinco projetos participantes da residência do Red Bull Basement mostrarão protótipos das suas pesquisas, que vão de monitoramento inteligente de consumo de água via internet a salas infláveis para uso livre. Já na Galeria Principal, o público poderá conferir uma instalação do artista Dimitre Lima.

Todas as atividades do evento são gratuitas e não é necessário inscrição prévia para participar delas. Veja aqui a PROGRAMAÇÃO COMPLETA.

Red Bull Basement
O Red Bull Basement é uma plataforma que explora formas colaborativas de experimentação com mídias digitais, com uma residência para desenvolvedores digitais, um makerspace e um festival de tecnologia. Saiba mais sobre o projeto.

Serviço:
Festival Red Bull Basement
Data: 20 de agosto (sábado)
Horário: das 10h30 às 20h
Local: Red Bull Station (Praça da Bandeira, 137 – Centro)
Evento gratuito