Residência Artística

11ª Residência Artística: artistas selecionados

10mai

por Red Bull Station

O Red Bull Station agradece a todos os artistas e coletivos que se inscreveram para a 11ª edição do programa de Residência Artística. Ao todo, foram 648 inscritos, sendo 591 brasileiros e 57 estrangeiros. Os seis novos residentes foram selecionados por um júri formado por Lucas Bambozzi, Renan Araujo e pelo curador da residência, Fernando Velázquez. Os artistas passam a ocupar os ateliês a partir de Julho de 2015, e permanecem durante 16 semanas.

Statement do Júri:

No processo de seleção para a 11ª Residência Artística do Red Bull Station buscou-se compor um conjunto que pudesse refletir uma diversidade de abordagens estéticas e de processos artísticos. As escolhas foram feitas assim evitando-se qualquer tipo de hierarquização com relação às mídias utilizadas, linguagens e suportes materiais ou imateriais dos trabalhos apresentados pelos artistas. Aliados a esses parâmetros, consideramos também o momento específico da carreira dos artistas, a perspectiva de que a residência possa fazer diferença no percurso de cada candidato e na formação de um ambiente produtivo entre os contemplados.

Outra preocupação foi a de procurar um equilíbrio com relação à diversidade geográfica, o que consideramos atingido pelo menos parcialmente, após os esforços nesse sentido.

Durante a avaliação colocamos foco em primeira instância no portfólio e no potencial de expansão das pesquisas, tópicos equacionados a todo momento com o currículo e as respostas fornecidas na ficha de inscrição.

Diante dessas premissas e procedimentos, após avaliarmos com toda atenção o conjunto de artistas inscritos e portfolios apresentados, e em virtude das produtivas discussões e ponderações ao longo do processo, chegamos assim aos resultados finais da presente seleção.

São Paulo, 05 de maio de 2015
Fernando Velázquez, Lucas Bambozzi, Renan Araujo

É com grande prazer que comunicamos os selecionados para a 11ª Residência Artística do Red Bull Station:

CYNTHIA MENDONÇA (RJ)
JANAINA WAGNER (SP)
JULIO PARENTE (RJ)
MARTIN REICHE (Berlim)
MAURA GRIMALDI (SP)
TOMAZ KLOTZEL (RS)

____

Atualizado em 19 de Maio de 2015:

Parabenizamos a artista Cynthia Mendonça, que paralelamente à seleção da 11ª Residência Artística do Red Bull Station foi selecionada para desenvolver um projeto de longo prazo no exterior. Em virtude deste acontecimento e para ir de encontro aos critérios pré-estabelecidos durante o processo seletivo, o júri escolheu, dentre os suplentes, o artista Antônio Ewbank (SP).